Sanidade Vegetal: Após mudança no calendário, começa no sábado, dia 1º, o Vazio Sanitário da Soja na Região 1 do Estado de São Paulo

Publicado em 29/05/2024 10:25

Após publicação da Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que estabeleceu os períodos de vazio sanitário e calendário de semeadura de soja a nível nacional para a safra 2024/2025, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) informa que tem início neste sábado, dia 1º de junho, o primeiro, dos três períodos que ocorrem no Estado de São Paulo este ano.

“Até a última safra em 2023/2024, nós tínhamos um único período de vazio sanitário que era de 15 de junho a 15 de setembro, e o calendário de semeadura, que acontecia de 16 de setembro a 24 de dezembro. Com a mudança, o Estado passa a ter três regiões com diferentes períodos de vazio sanitário e calendário de semeadura”, explica Jucileia Wagatsuma, engenheira agrônoma e gerente do Programa Estadual de Vigilância Fitossanitária.

“A mudança trouxe ainda um adiantamento destes períodos em duas regiões, sendo que a Região 1, por exemplo, inicia-se o vazio sanitário já no dia 1º de junho”, acrescenta a gerente.

As regiões 2 e 3, têm inicio nos dias 12 e 15 de junho, respectivamente e prosseguem até os dias 12/09 e 15/09. Para acessar a lista de municípios por região, acesse https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/arquivos/sanidade-vegetal/LISTA-DE-MUNICIPIOS-CADA-REGIAO-SOJA.pdf.

“Vale lembrar que o produtor deve ficar atento a essa mudança, procurando saber o período de vazio sanitário correspondente as suas áreas de produção, de forma a mantê-las livres de plantas voluntárias de soja, durante todo o período de vazio sanitário”, orienta Jucileia.

Cadastro obrigatório de unidades produtoras de soja

Outra medida instituída pelo MAPA é o cadastro das propriedades produtoras de soja em todo o território nacional. Desta forma, os produtores devem cadastrar as informações sobre a semeadura no GEDAVE – o sistema informatizado da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, no prazo de até 15 dias após o término da semeadura. No Estado de São Paulo, o período de semeadura ocorre entre 01 de setembro e 29 de dezembro. Para mais informações a respeito do cadastrado das unidades, procure uma unidade da Defesa Agropecuária. Os endereços estão disponíveis em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/enderecos/.

Fonte: Sec. Agricultura de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente dados fracos do USDA e fecha sexta-feira caindo quase 1% em Chicago
De olho nas chuvas do Brasil, soja segue recuando em Chicago
Produtor rural tem até 02 de janeiro de 2025 para efetuar a semeadura da soja em Goiás
Soja abre a sexta-feira com pequenos recuos em Chicago
Moratória da Soja: Asssembleia Legislativa de MT e governador Mauro Mendes vão recorrer à decisão de Flávio Dino sobre suspensão de lei estadual
Soja: Complexo tem 5ª feira de fortes altas, com farelo disparando mais de 4%, puxando o grão
undefined