CNA e Faep avaliam soluções para classificação automatizada de soja

Publicado em 13/05/2024 13:59
Reunião para discutir o tema foi na quinta (9), em Maringá (PR)

A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA participou de uma reunião para discutir a classificação automatizada da soja, na quinta (9), em Maringá (PR).

O encontro, realizado por meio de uma parceria entre a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e o Sindicato Rural de Maringá, teve a presença de produtores rurais, cooperativas, instrutores do Senar e empresas de tecnologia.

Segundo o presidente da comissão, André Dobashi, diante da relevância do tema e a necessidade de eliminar a subjetividade na classificação, é importante e estratégico aproximar os produtores das tecnologias disponíveis, com o objetivo de melhorar o ambiente de negociação da oleaginosa.

“As tecnologias de análise de imagem apresentadas são promissoras. Em curto prazo, teremos soluções em nível comercial que vão auxiliar na redução no tempo da classificação de grãos de soja, bem como na assertividade na definição de defeitos”.

Já o vice-presidente da comissão, José Borghi, afirmou que a CNA e FAEP estão na vanguarda das discussões sobre a tecnologia.

“Os produtores são essenciais nesse processo para validar as tecnologias e incorporá-las dentro do processo de comercialização. Seremos pioneiros no desenvolvimento e apoio dessas ferramentas e no treinamento desses profissionais do futuro”, disse.

O assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, explicou que a entidade defendeu a regulamentação das tecnologias em conjunto com os órgãos competentes e testar modelos de pilotos com as federações estaduais e sindicatos.

Durante a reunião foi realizada uma rodada de testes de classificação automatizada da soja, com a apresentação das empresas de tecnologia Tbit e ZoomAgri.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima nos EUA perde protagonismo na formação de preços da soja em Chicago e cenário político americano ganha relevância
Soja fecha em alta na Bolsa de Chicago e ainda se apoia em nova disparada do óleo
Soja sobe quase 1% em Chicago nesta manhã de 3ª feira ainda acompanhando o óleo
Forte demanda por óleos vegetais e trigo sob risco na Rússia e nos EUA deram tom positivo à soja em Chicago
Soja encerra o dia em alta na Bolsa de Chicago após mais de 4% de alta no óleo