StoneX reduz previsão de safra de soja do Brasil; mantém exportação

Publicado em 01/04/2024 12:45

 

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de soja do Brasil em 2023/24 foi estimada nesta segunda-feira em 150,8 milhões de toneladas, redução de cerca de 750 mil toneladas na comparação com a estimativa do mês anterior, segundo relatório da consultoria StoneX.

"O ciclo está com a colheita mais avançada, permitindo-se ter uma ideia melhor do tamanho real da safra, que, neste ano, foi alvo de muitas incertezas e divergências entre as várias estimativas, como reflexo do clima adverso que afetou as lavouras", disse a especialista de inteligência de mercado do grupo, Ana Luiza Lodi, em nota.

Segundo a StoneX, o ajuste negativo foi resultado de cortes de produtividade nos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Já os Estados do Norte e Nordeste, onde o plantio é mais tardio, têm mostrado resultados mais positivos, beneficiados pelas chuvas recentes.

A StoneX não realizou ajustes nos números de demanda, com a exportação estimada em 93 milhões de toneladas e consumo doméstico mantido em 57,5 milhões de toneladas.

Assim, a expectativa de uma produção um pouco menor se refletiu em estoques finais para o ciclo 23/24 também mais baixos, que estão previstos em 2,89 milhões de toneladas.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil negocia 3 mi de t de soja somente nesta semana com mercado dando oportunidades
Área de soja do Brasil 24/25 avança 1,66%, com impulso do N/NE, diz Pátria Agronegócios
Soja sobe levemente em Chicago nesta 4ª, atento ao clima nos EUA, no BR e ao farelo
Plantio de soja no Brasil avançará 0,9% em 24/25, pior desempenho em 18 anos, diz AgRural
Produtores se preparam para plantar soja em Montividiu (GO), mas preocupados com as margens achatadas
Soja cai em Chicago nesta 4ª feira, realizando lucros e diante de cenário de fundamentos já conhecido