Prefeito de Sorriso conversa com tradings para atrair indústrias de soja
Por Ana Mano
SÃO PAULO (Reuters) - O prefeito de Sorriso, município mato-grossense que é o maior produtor de soja do mundo, afirmou nesta segunda-feira ter conversado com tradings do agronegócio para atrair investimentos no processamento da oleaginosa e outros grãos para sua cidade.
Em evento com investidores em São Paulo, o prefeito Ari Lafin afirmou que terá reunião com executivos da Bunge na terça-feira, e que quer atrair mais quatro processadoras de grãos para a cidade.
Caramuru e FS já operam no município, que também é o maior produtor de milho do país. Enquanto a Caramuru conta com uma processadora de soja, a FS produz etanol e derivados de milho em Sorriso.
Lafin disse que já se reuniu com representantes da Cargill e da chinesa Cofco sobre seu plano de atrair investimentos para município.
Segundo o prefeito, a Cofco tem duas unidades de armazenagem na cidade e já conversou sobre a possibilidade em esmagar soja no município no passado.
Ele contou que uma delegação de Sorriso visitou a China e conversou com a Cofco em 2018.
"Nosso objetivo, como gestores públicos, e isto tem que partir dos prefeitos... é trabalhar para que essas empresas não só armazenem, mas que elas possam transformar os produtos aqui no Brasil", afirmou Lafin após fazer uma apresentação sobre o potencial econômico da cidade a investidores.
Ele ponderou que a Cofco possui uma esmagadora em Rondonópolis, onde tem também uma usina de biodiesel, mas que tende a preferir processar a soja na própria China.
Em relação à possibilidade de a norte-americana Cargill processar soja no município de Sorriso, Lafin disse que o tema "está em estudo".
"A Cargill tem uma esmagadora em Primavera do Leste e nos recebeu muito bem", afirmou.
"Amanhã teremos uma reunião com a Bunge. Eles têm uma unidade armazenadora grande em Sorriso e a ideia é fazer com que eles possam montar uma unidade esmagadora e transformar soja lá também."
A Bunge já opera uma unidade de esmagamento em Nova Mutum, lembrou o prefeito.
Segundo ele, inicialmente esta unidade seria construída em Sorriso, mas a companhia optou por construir uma unidade de armazenagem ali e levar a fábrica propriamente dita para o outro município.
(Por Ana Mano)