Colheita de soja em MT avança para 76,44%, pouco à frente da safra passada, diz Imea

Publicado em 23/02/2024 17:06

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja 2023/24 de Mato Grosso atingiu 76,44% da área até esta sexta-feira, alta semanal de 11,37 pontos percentuais, o que deixou o ritmo dos trabalhos apenas um pouco à frente da mesma época da safra passada (76,27%), segundo dados do Instituto Mato Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Até a semana passada, o ritmo do trabalho estava quase 15 pontos à frente da mesma época da safra anterior.

Apesar de praticamente igual à 2022/23, o ritmo da colheita do maior produtor de grãos do Brasil segue adiantado na comparação com a média histórica de 72% para o período.

O plantio de milho ainda segue também adiantado na comparação com o ano passado ou com a média histórica para o período.

Na safra atual, a seca acelerou o ciclo da oleaginosa, permitindo o avanço dos trabalhos. O tempo seco também reduziu acentuadamente as produtividades em Mato Grosso, por outro lado.

O plantio de milho 23/24 no Estado atingiu 80,38% da área estimada até esta sexta-feira, alta semanal de 15,21 pontos percentuais, segundo o Imea.

A semeadura está adiantada ante ritmo da mesma época do ano passado (72,66%), versus 75,25% da média histórica para o período.

Quanto mais cedo o milho for plantado, maior a chance de a cultura se desenvolver dentro da janela climática ideal, uma vez que a proximidade do inverno tende a reduzir as chuvas no Centro-Oeste.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago
Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul
Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)
Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo
Produtores de soja da Argentina buscam acelerar a colheita antes de mais chuvas
Importações menores de soja chinesa devem causar surpresa