Colheita de soja do Brasil supera 30% da área, diz Pátria AgroNegócios

Publicado em 16/02/2024 16:57

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de soja da safra 2023/2024 do Brasil atingiu 31,10% da área total, em ritmo adiantado ante a mesma época do ano passado e também em relação a média histórica para o período, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pela consultoria Pátria AgroNegócios.

Na média dos últimos cinco anos, o índice colhido para o período é de 25,87%, enquanto na safra passada estava em 24,78%.

O ritmo é puxado pelo Mato Grosso e Paraná, grandes produtores do país, onde o tempo seco que prejudicou as produtividades anteriormente também encurtou o ciclo das lavouras, propiciando que mais áreas estivessem prontas para a colheita precocemente.

Contudo, lembrou o diretor da consultoria, Matheus Pereira, em outras áreas o índice está mais atrasado na comparação com o ano passado, após o tempo seco também ter atrasado o plantio.

"Na semana, a evolução da colheita cobriu 7,3% da área total, mostrando ser a pior evolução desde 2021 para esta semana do ano", explicou.

Ele lembrou que é importante observar o ritmo de colheita de soja por conta do plantio de milho que vem na sequência, cuja janela "ideal" de semeadura se encerra para a maioria da região central do Brasil no dia 20 de fevereiro.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja intensifica baixas em Chicago, com mercado se ajustando e acompanhando perdas nos derivados
Paraná registra plantio pontual de soja, mas área no Estado não chega a 1%, diz Deral
Atraso no plantio da soja devido à estiagem gera preocupações com o deslocamento da janela de semeadura do milho 2ª safra
Financiamento caro, alta nos custos de produção e baixa nos preços das commodities podem afetar safra de soja no BR, diz presidente da Aprosoja MT
Soja recua em Chicago nesta 3ª feira, com realização de lucros após altas da sessão anterior
Importações de soja pela China em agosto atingem recorde de 12,14 mi t