Colheita de soja do Brasil 23/24 atinge 16,22% do total, diz Pátria AgroNegócios

Publicado em 02/02/2024 17:39

SÃO PAULO (Reuters) - O processo de colheita da safra de soja do Brasil da temporada 2023/24 atingiu 16,22% nesta semana, em ritmo adiantado na comparação com os 9,36% da mesma época do ano passado e da média histórica para o período de 11,06%, com impulso dos acelerados trabalhos em Mato Grosso, disse a consultoria Pátria AgroNegócios nesta sexta-feira.

"No Mato Grosso, o calor e seca prevalecem em algumas regiões, o que dá espaço para aceleração dos trabalhos de campo, porém segue prejudicando as regiões com soja ainda em desenvolvimento reprodutivo", disse o diretor da consultoria, Matheus Pereira.

A Pátria AgroNegócios estima que cerca de 43% do Estado de Mato Grosso, maior produtor brasileiro, "ainda possui soja em desenvolvimento dependente de um padrão regular de chuvas".

Por outro lado, a consultoria disse que o tempo chuvoso em outras partes da região central do Brasil impediu o avanço da colheita.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índia comprará soja para ajudar agricultores a se recuperarem de perdas
Soja tem leves ganhos em Chicago nesta 5ª, com mercado aguardadando novo reporte do USDA
Cargill vê plantio de soja mais tardio com seca no Brasil, como foi em 2023
Soja em Chicago finalizou com leves altas a sessão que antecede relatório do USDA, mas fundamentos apontam para mercado pesado
Com grandes safras, China compra soja "da mão para boca", diz presidente da Cargill no Brasil
Laguna Carapã/MS deve ter condições de plantio para a soja apenas em outubro