AgRural: Liderada por MT, colheita de soja chega a 0,6% da área no Brasil

Publicado em 08/01/2024 12:03 e atualizado em 08/01/2024 14:45

A área cultivada com soja na safra 2023/24 do Brasil estava 0,6% colhida até quinta-feira (04), à frente dos 0,04% apurados no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Mato Grosso lidera, seguido por Rondônia e Paraná. Também já há colheita em Goiás e Mato Grosso do Sul, mas em áreas muito pontuais ainda. 

Em Mato Grosso, onde as lavouras sofreram com a falta de umidade durante boa parte do ciclo, agora as chuvas dificultam o avanço das colheitadeiras em algumas áreas, como é comum acontecer em janeiro. Conforme esperado, as primeiras produtividades reportadas no estado são bem mais baixas que o normal. No Paraná, os trabalhos se concentram no oeste do estado e os rendimentos reportados são muito bons, em linha com a expectativa dos produtores. 

Produção em revisão

A AgRural já deu início ao processo de revisão de sua estimativa de produção na safra 2023/24, que na virada de novembro para dezembro foi reduzida para 159,1 milhões de toneladas. O novo número deverá ser divulgado nesta semana para clientes e na semana que vem para a imprensa.

MILHO

Milho verão está 3,3% colhido no Centro-Sul; plantio da safrinha ainda é pontual

A colheita da primeira safra de milho 2023/24, o milho verão, chegou na quinta-feira (04) a 3,3% da área cultivada no Centro-Sul do Brasil, ante 2,3% no mesmo período do ano passado, segundo dados da AgRural. O ritmo da colheita é puxado pelo Rio Grande do Sul e por Santa Catarina, que plantam mais cedo. 

Algumas plantadeiras também já estão em campo nas primeiras áreas de milho safrinha do Paraná, mas o movimento ainda é tímido e avança conforme a colheita da soja vai dando os primeiros passos. Em Mato Grosso, a prioridade dos produtores, no momento, é a semeadura do algodão safrinha, que tem janela mais curta, mas o início do plantio do milho é iminente. 

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined