Soja sobe em Chicago nesta 2ª feira e clima volta a ser total sobre clima na América do Sul

Publicado em 11/12/2023 07:57 e atualizado em 11/12/2023 11:59

Logotipo Notícias Agrícolas

Os preços da soja sobem ligeiramente na manhã desta segunda-feira (11) na Bolsa de Chicago. Perto de 7h35 (horário de Brasília), os futuros da commodity registravam ganhos de 4,75 a 6,50 pontos nos principais vencimentos, levando o janeiro a US$ 13,10 e o maio a US$ 13,43 por bushel. Passada a semana de novos boletins da Conanb (Companhia Nacional de Abastecimento) e do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o foco volta a ser completamente o clima na América do Sul. 

"O final de semana foi de tempo predominantemente seco no Brasil, com chuvas no Paraguai e parte da Argentina na sexta feira. A soja brasileira está declinando em termos de produtividade, com o Centro-Oeste necessitando de chuvas em algumas regiões que foram mais afetadas pela seca", relata o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.

Para os próximos dez dias, de acordo com os modelos americano e europeu, as chuvas deverão ficar abaixo da média. "Isso se confirmando principalmente no centro oeste, começa complicar e a safra deve declinar. O número da Labhoro para a safra Brasileira de soja é  157 milhões de toneladas, abaixo do 161 milhões divulgados pelo USDA em seu relatório. E o mercado pode seguir reagindo em função das projeções climáticas mostradas pelos modelos", complementa Sousa. 

O plantio segue para a fase final e, de acordo com os últimos números trazidos pela Pátria Agronegócios, na última sexta (8), passa de 88% da área 2023/24. 

A semana também se inicia com Javier Milei empossado como o novo presidente da Argentina - o que também exige atenção - e com a China ainda presente no mercado, buscando garantir a recomposição de seus estoques e os atuais preços. 

Veja como fechou o mercado na última semana:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja intensifica baixas em Chicago no início da tarde desta 6ª feira com óleo despencando Soja intensifica baixas em Chicago no início da tarde desta 6ª feira com óleo despencando
Bahia encerra safra de soja 2024/2025 com maior produtividade dos últimos 30 anos e consolidação de práticas sustentáveis
Sanidade Vegetal – Vazio Sanitário da Soja na Região 1 do Estado de SP tem início neste domingo, dia 1º de junho
Soja: Produtor brasileiro deve seguir escalonando suas vendas e calculando custos de carregar seus negócios para frente
Soja inverte o sinal, acompanha milho e óleo e recua em Chicago nesta 5ª
Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira, de olho em notícias já conhecidas e testando leves altas