Plantio da soja vai à 78% no Mato Grosso do Sul e segue atrasado, aponta Famasul

Publicado em 15/11/2023 10:39

A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul) divulgou seu Boletim Semanal da Casa Rural, indicando novos reportes sobre as lavouras do estado.       

De acordo com o levantamento, o plantio da safra de soja 2023/24 atingiu o patamar de 78% no estado, ficando atrás dos 82,2% do mesmo período da safra passada e dos 81,3% da média dos últimos cinco anos. 

“O atraso no plantio da soja neste período é marcado pela baixa pluviometria na região norte. Esse atraso pode ter várias implicações, incluindo a possibilidade de impactar a janela de plantio do milho de 2ª safra", explica o relatório. 

Até o momento, a Famasul estima um crescimento de 6,5% na área plantada com soja nesta temporada, atingindo 4,265 milhões de hectares e registrando produção de 13,818 milhões de toneladas, após produtividade estimada de 54 sacas por hectare. 

“Embora o atraso no plantio da soja possa ter um impacto, ainda há potencial para uma safra de milho bem-sucedida", pontuam os técnicos da Famasul. 

Olhando para as condições das lavouras, 95,2% foram classificadas como em bom estado, 4,6% em regular e apenas 0,1% em ruim. 

“Vale lembrar que, historicamente, o plantio se encerra na primeira semana de dezembro. Para minimizar o impacto negativo desse atraso no plantio, os produtores deverão estar atentos ao monitoramento das condições climáticas e realizar ajustes nas estratégias. Esses detalhes ajustados minimizam o impacto negativo desse atraso”, conclui a publicação. 

Do lado do mercado, a Famasul destaca que o preço médio da saca de 60 quilos de soja no Mato Grosso do Sul se valorizou 2,12% na semana entre os dias 06 e 13 de novembro, sendo cotada ao valor médio de R$ 128,00. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump acentua volatilidade e soja em Chicago tem dia de falta de direcionamento; BR continua valorizado
Soja devolve altas em Chicago, após Trump anunciar China com novas tarifas de até 50%
Soja continua subindo em Chicago, apesar de informações desencontradas sobre pausa nas tarifas de Trump
Paralisação de fábricas da processadora de soja argentina Vicentin afeta pagamentos de março
Produção de soja na Serra Catarinense deve crescer 28% este ano
AgRural: Colheita de soja do Brasil vai a 87% da área
undefined