AGRURAL: Com MT ainda seco, plantio de soja perde fôlego e alcança 40% da área no Brasil

Publicado em 30/10/2023 09:02

O padrão de chuvas ainda muito manchado em Mato Grosso reduziu o ritmo do plantio da safra de soja 2023/24 do estado. A perda de fôlego do maior produtor do país pesou também sobre o avanço dos números do Brasil na semana passada. Levantamento da AgRural mostra que 40% da área brasileira de soja estava semeada até quinta-feira (26), contra 30% uma semana antes e 46% um ano atrás.

As chuvas leves e esparsas previstas para Mato Grosso chegaram e, embora tenham ajudado a aplacar o calor, os volumes e a distribuição foram muito irregulares. Nas áreas mais secas e/ou atrasadas, persiste o temor de replantio de áreas mais extensas de soja e de semeadura fora da janela ideal de parte da safrinha 2024 de milho.  

No resto do país, chuvas favoráveis foram registradas em diversos estados, mas uma regularidade maior ainda é necessária em áreas do Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste. O destaque positivo fica para o Paraná, onde o plantio seguiu acelerado, favorecido por uma trégua nas chuvas, e as lavouras se desenvolvem muito bem. 

***

Semeadura de milho verão chega a 53% da área no Centro-Sul do país
A área de milho verão estimada para a safra 2023/24 do Centro-Sul do Brasil estava 53% plantada até quinta-feira (26), ante 46% na semana precedente e 56% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Apesar da redução das chuvas no Rio Grande do Sul, o excesso de umidade ainda dificulta a entrada da plantadeiras e mantém a semeadura atrasada no estado. 

Fonte: AGRURAL

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80 Soja: Mercado 2025/26 esteve mais ativo na semana do que o disponível, de olho no Chicago acima dos US$ 10,80
Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt Soja fecha em queda na Bolsa de Chicago nesta 6ª, mas de olho nas chuvas intensas no Corn Belt
Soja tem manhã de estabilidade em Chicago nesta 6ª feira, mas atenta ao clima chuvoso no Corn Belt
China manterá papel central para soja e tem estocado mais, diz diretor da Dreyfus no Brasil
Soja fecha com leves altas e negócios no BR podem ser ainda mais atrativos no 2º semestre
Soja recua em Chicago com despencada forte do óleo e realização de lucros dos grãos nesta 5ª feira