Soja segue realizando lucros em Chicago nesta 4ª; previsões ainda mostram poucas chuvas nos EUA
O mercado da soja segue operando do lado negativo da tabela nesta quarta-feira (14) na Bolsa de Chicago, porém, com estabilidade. Depois das altas fortes da sessão anterior, os futuros da oleaginosa realizam lucros e, por volta de 12h50 (horário de Brasília), as leves perdas variavam entre 2 e 8,50 pontos nas posições mais negociadas, levando o julho a US$ 13,90 e o novembro a US$ 12,37 por bushel.
Além dos futuros da soja em grão, caem ainda os preços do óleo e do farelo nesta quarta, acompanhando também os mercados de milho e trigo na CBOT, todos em um movimento de correção técnica, mas sem desviar seu foco dos fundamentos, em especial o climático.
Os mapas climáticos atualizados pelo NOAA hoje continuam trazendo chuvas para os próximos cinco e sete dias, porém, com volumes ainda pequenos e mal distribuídas, o que segue dando um suporte importante às cotações.
O analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities, alerta para esta necessidade que o mercado tem de seguir monitorando muito de perto e as adversidades podendo, inclusive, puxar os preços em até um dólar por bushel na Bolsa de Chicago caso as condições sigam desfavorecendo o desenvolvimento das lavouras.
Paralelamente, o mercado também segue atento ao financeiro e, em especial nesta quarta, à reunião do Federal Reserve sobre o futuro dos juros norte-americanos. As decisões devem mexer com o comportamento do dólar e, consequentemente, das commodities. O comunicado de política monetária do banco central norte-americano chega às 15h (Brasília) e, meia hora depois, o discurso do chairman do Fed, Jerome Powell.