Soja inicia nova semana com altas em Chicago nesta 2ª e, à espera de novidades, monitora clima nos EUA

Publicado em 22/05/2023 08:04 e atualizado em 22/05/2023 09:50

O mercado da soja sobe na manhã desta segunda-feira (22) na Bolsa de Chicago. Perto de 9h50 (horário de Brasília), as cotações registravam ganhos de 10,75 a 14,25 pontos nos principais vencimentos, com o julho valendo US$ 13,21 e o novembro, US$ 11,87 por bushel. No mesmo momento, subiam ainda os preços do milho, enquanto trigo, farelo e óleo de soja trabalhavam do lado negativo da tabela. 

A semana começa com os traders mais na defensiva, à espera de novas informações, em especial sobre a nova safra dos Estados Unidos. Os novos números sobre o avanço do plantio - que caminha para entrar em sua fase final - serão reportados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) no final da tarde de hoje, após o final da sessão. 

"O tempo, durante o final de semana nos EUA, foi considerado seco, com chuvas muito abaixo do normal em todo o Corn Belt, incentivando o plantio em sua reta final. Mas, ao mesmo tempo, as condições trazem um pouco de preocupações, devido às chuvas limitadas ocorridas nos últimos 30 dias em todo o Meio Oeste", explica o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.

O executivo já começa a destacar, em suas análises diárias, as estimativas de produtividade do último reporte mensal de oferta e demanda do departamento americano, que precisariam de condições muito boas para serem atingidas. 

"Essas estimativas nos chamam atenção, pois para se conseguir índices elevados, o clima tem que ter uma trajetória irreparável, sem qualquer tipo de anomalia. E as previsões climáticas para os próximos 10 dias em todo o Meio Oeste indicam chuvas abaixo do normal. Há também tempo seco também previsto para a Europa e principalmente para as áreas de trigo da Rússia", complementa Sousa.

O mercado também não deixa de acompanhar o comportamento do mercado financeiro, da demanda e da competitividade da soja do Brasil versus a soja americana. 

Veja como fechou o mercado na última sexta-feira:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após semana de intensa volatilidade e mínimas em anos, soja fecha 6ª com mais de 1% de alta em Chicago
Itaú BBA vê exportações recordes de soja do Brasil em 2025 e fretes em alta
Farelo de soja sobe quase 3% em Chicago e dá força à recuperação dos preços do grão nesta 6ª
Hedgepoint atualiza complexo de soja e óleo de palma
Após atraso no plantio, chuvas chegaram para contribuir com o desenvolvimento da soja em Boa Esperança do Sul (SP)
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 6ª e continua movimento de ajuste após últimas baixas
undefined