ADM tem exportações recordes de soja e farelo em março e no 1º tri por Santos

Publicado em 27/04/2023 10:25

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A trading e processadora de produtos agrícolas ADM registrou recordes históricos de embarques de soja e farelo de soja por seu terminal no Porto de Santos em março e no primeiro trimestre, com a companhia colhendo os resultados de investimentos realizados no terminal em meio a uma safra histórica no Brasil.

A gigante global do agronegócio contabilizou a exportação de 963 mil toneladas de soja e farelo em março, aumento de 197 mil toneladas ante o mesmo mês de 2022, informou a companhia à Reuters nesta quinta-feira.

A empresa apontou que o desempenho de março resultou também em recorde trimestral, totalizando 1,738 milhão de toneladas nos três primeiros meses do ano.

A soja foi embarcada para a China, e o farelo para Europa e Ásia, notou a ADM, referindo-se ao mês de março.

Os recordes só foram possíveis graças a um conjunto de fatores positivos que aconteceram desde o plantio até a comercialização, segundo o diretor de logística da ADM América do Sul, Vitor Vinuesa.

"A safra 2022/23 foi excepcional, com um aumento de produção nacional de 20,6%, e a nossa capacidade operacional logística já estava preparada para atender a esse crescimento", disse Vinuesa.

Segundo o executivo, a modernização da estrutura do terminal e a operação logística para recebimento da carga de 10.985 caminhões e 5.799 vagões culminaram no embarque recorde em 15 navios.

No ano passado, o terminal da ADM finalizou diversas obras para aumento da capacidade de armazenamento, expedição e recebimento, com um investimento da ordem de 143 milhões de dólares.

Os investimentos em instalações e equipamentos mais modernos evitam a emissão de particulados durante a operação, lembrou a ADM.

(Por Roberto Samora)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined