Soja: Óleo dispara mais de 2% e grão trabalha com altas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª

Publicado em 31/03/2023 12:28

Os futuros do óleo de soja voltaram a subir forte na sessão desta sexta-feira (31), registrando ganhos de mais de 2% entre os principais vencimentos. O mercado acompanha novas altas do petróleo, mas reflete também os baixos estoques do derivado nos Estados Unidos. "Os estoques de óleo de soja estão baixos nos EUA. A demanda interna para a produção de biocombustíveis continua crescendo e o processamento interno não", explica o time da Agrinvest Commodities. 

As altas no derivado dão espaço a altas também para os preços da soja em grão e, por volta de 12h20 (horário de Brasília), as cotações subiam de 10,25 a 15,25 pontos nas posições mais negociadas, levando o maio a US$ 14,89 e o agosto a US$ 14,13 por bushel. 

Os mercados se ajustam antes da chegada dos novos números, uma vez que eles poderão ser determinantes para redefinir os rumos dos preços dos grãos no quadro internacional. O reporte mais esperado é o intenção de área de plantio - Prospective Plantings - para a safra 2023/24 dos EUA. 

O segundo boletim que chega hoje é o de estoques trimestrais de grãos norte-americanos, com números sobre a posição em 1º de março. Estes são dados também bastante aguardados para que o mercado entenda a realidade da oferta dos EUA e como vão caminhando para o início de um nova temporada. 

Além da espera por novas informações, os traders permanecem atentos aos fundamentos já conhecidos - demanda e safra da América do Sul se concluindo - bem como ao comportamento do financeiro, a volatilidade ainda muito presente entre as commodities e o comportamento de mercados vizinhos, como o petróleo, por exemplo.

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após queda intensa da sessão anterior, soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Sem preocupação com a oferta, soja em Chicago vai testando patamares cada vez mais baixos e sem limites para as quedas
NOPA: Esmagamento de soja dos EUA em junho é recorde para o mês, mas fica abaixo do esperado
Soja intensifica baixas em Chicago e perde mais de 2% nesta 2ª feira, com pressão política e de fundamentos
Grãos, soja e derivados despencam em Chicago nesta 2ª refletindo fundamentos e política