Crop Tour Argentina 2023 chega a La Pampa e Buenos Aires e encontra lavouras melhores de soja e milho

Publicado em 08/02/2023 13:12 e atualizado em 08/02/2023 14:15

As lavouras visitadas pela equipe do Crop Tour Argentina 2023 na região de Anguil, na província de La Pampa, mostram condições melhores do que as últimas verificadas no sul de Córdoba. "A característica da cultivar de soja plantada na região tem bastante engalhamento, os entrenós curtos e profundidade de raíz. Isso ajuda muito no período de estiagem, a raíz profunda, a raíz principal busca água nas camadas mais profundas do solo", explicou o consultor técnico da Big Safra, Paulo Veiga. 

A área, até este momento, está pouco úmida, porém, ainda sustenta um bom potencial e sanidade excelente das lavouras, sem sentir agressivamente os efeitos da estiagem. 

Para que esse potencial seja garantido, no entanto, é preciso chover. E a Argentina tem permanecido seca nos últimos dias. "O modelo GFS, gerado nesta manhã, e o modelo Europeu, gerado de madrugada, indicam chuvas a partir do dia 12 para a Argentina, com o Europeu indicando chuvas mais abrangentes na província de Buenos Aires e região sul de Cordoba e Santa Fe", afirma o diretor geral do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.

Na sequência, o grupo chega às primeiras áreas produtoras da província de Buenos Aires. Na região de América, os solos estão úmidos e as lavouras também apontam para condições melhores e potencial menos comprometido. É possível perceber que o plantio aconteceu mais tarde, com alguns campos em fase de florescimento, outros na fase do canivetinho. 

Fotos: Daniel Olivi

"A grande seca está, realmente, no norte da província de Buenos Aires e Santa Fé. Na província de Córdoba, precisa chuva, soja em florescimento na grande maioria das lavouras", explica Sousa. "Aqui em Buenos Aires é impressionante a altura da soja, mais de 1,20 m de altura e o estado, sem dúvida, é excelente". 

>> Clique AQUI e acompanhe em tempo real a chegada das informações do Crop Tour Argentina 2023 

>> E acompanhe também pelas redes sociais do Notícias Agrícolas

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho
Soja segue operando em alta, mas movimento nesta 3ª feira na Bolsa de Chicago é mais contido