Lavouras de soja e milho em Córdoba apresentam condições bem melhores, mas precisam de chuva logo
Ao chegar na província de Córdoba, o time do Crop Tour Argentina 2023 encontrou um cenário bem diferente do observado em Entre Rios e Santa Fé. Segundo o time do Notícias Agrícolas e do Grupo Labhoro, são campos que foram melhor manejados, têm uma boa camada de palhada - o que ajudou a mitigar os efeitos da seca - e que, consequentemente, poderão ter condições melhores de produtividade.
Leia mais:
+ Milho do cedo na região de Santa Fé tem quebra de pelo menos 50%, relata time do Crop Tour
+ Em Santa Fé, milho plantado mais cedo tem perdas muito agressivas; soja está na fase crítica
+ Lavouras em Gonzalez Calderón, província de Entre Rios, sentem efeitos da baixa umidade do solo
Os solos também apresentam condições de umidade mais adequadas se comparadas às demais províncias já visitadas, o que resultou ao menos por enquanto - em um melhor enraizamento das plantas, além de estaturas melhores tanto na soja, quanto no milho.
"Vimos que estas lavouras estão em solo mais úmido do que em outras, são lavouras bem plantadas, noduladas, iniciando a fase de florescimento", relata a equipe do Crop Tour. "E estão melhores do que as lavouras de Santa Fé. Se chover nos próximos dias, ela pode alcançar seu potencial produtivo".
Fotos: Daniel Olivi
Para o milho, a conclusão é a mesma nas regiões visitadas em Córdoba. "Lavouras bem conduzidas, sem requeima, excelente sanidade, porém, com uma população um pouco baixa. São campos de milho em pré-florescimento, têm bom potencial, mas precisa chover", explicam os profissionais que acompanham o tour. "É possível perceber que são lavouras que têm rotação de cultura, tinha palhada de milho da safra anterior, depois a palhada de soja da última safra, e agora a lavoura de milho. E uma lavoura bem conduzida tecnicamente, bem plantada".
>> Clique AQUI e acompanhe em tempo real a chegada das informações do Crop Tour Argentina 2023
>> E acompanhe também pelas redes sociais do Notícias Agrícolas