EarthDaily Agro projeta produtividade recorde para Mato Grosso do Sul

Publicado em 30/01/2023 17:04
Paraná também aponta para terceira maior produtividade dos últimos 15 anos; no Rio Grande do Sul, chuva continua abaixo da média no período

O Mato Grosso do Sul registrou chuvas abaixo da média, mas o volume foi suficiente para permitir o desenvolvimento das plantas e o índice de vigor da vegetação (NDVI) mostra boa evolução da soja. Com isso, os dados do sensoriamento remoto da EarthDaily Agro estimam que a produtividade deverá alcançar 3,8 toneladas por hectare, considerada recorde e 50% acima da temporada anterior, que sofreu com perdas devido à seca. 

“No Centro-Oeste, algumas áreas tiveram volume de chuva 50% acima da média no período. No geral, a soja está se desenvolvendo bem e há expectativa para registro de altas produtividades. Tanto o modelo europeu (ECMWF) quanto o americano (GFS) indicam chuvas acima da média para os próximos 10 dias, mantendo alta a umidade do solo, mas podendo dificultar as operações de campo das áreas que já estão sendo colhidas, caso do Mato Grosso e Goiás”, aponta Felippe Reis, analista de culturas da EarthDaily Agro.

No Sul, o Paraná também tem potencial para alta produtividade. O NDVI registra patamar similar ao bom ano de 2021 e, no momento, estima-se que a produtividade seja de 3,58 toneladas por hectare, a terceira maior nos últimos 15 anos. No curto prazo, a umidade do solo no estado deve aumentar devido à ocorrência de chuvas. Já no Rio Grande do Sul, que está sofrendo os efeitos do La Niña, o NDVI está ainda bem abaixo e a estimativa de produtividade, no momento, gira em torno de 2 toneladas por hectare.  Há expectativa de chuvas nos próximos dias, porém abaixo da média.

No Sudeste, as lavouras de soja do Triângulo Mineiro (MG) e a região sul de Minas Gerais devem ter chuvas acima da média nos próximos 10 dias. No Noroeste do estado, o volume será abaixo da média, mas as lavouras estão com bom desenvolvimento devido às chuvas ao longo do ciclo e a expectativa de boa produtividade se mantém. Em São Paulo, as chuvas devem continuar nos próximos dias.  O NDVI apresenta boa evolução ao longo do ciclo, indicando boa produtividade para as lavouras de verão (milho de primeira safra e soja).

No MATOPIBA, região que compreende Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, o NDVI registrou queda nos últimos dias, mas permanece acima da média, apontando para um bom potencial produtivo da soja na região. A umidade do solo deve diminuir nos próximos dias, sem impactar o desenvolvimento das plantas no curto prazo.

Fonte: EarthDaily Agro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined