StoneX: Safra nacional de soja sofre impacto do clima no RS e PR

Publicado em 03/01/2023 13:26
Recuo de 5% e 2,1% nas produções dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, respectivamente, trazem leve corte na estimativa calculada pela StoneX

Dezembro/22 registrou clima adverso para as lavouras de soja nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná, levando à StoneX revisar sua estimativa para a produção brasileira no ciclo 2022/23, trazendo recuo de 0,8% em comparação com o número trazido no relatório anterior, para 153,8 milhões de toneladas.

Por outro lado, a redução foi amenizada pelas expectativas mais positivas nos estados de São Paulo e Goiás devido ao incremento de área e de produtividade, respectivamente.

Segundo dados oficiais divulgados da exportação do Brasil, ao longo do ciclo 2021/22, o país embarcou 79,05 milhões de toneladas, volume levemente inferior ao estimado no último relatório da StoneX. Em meio à revisão, os estoques finais estão agora estimados em 1,36 milhão de toneladas. 

Apesar de levemente maiores em 2021/22, o incremento nos estoques da safra recém-encerrada não foi capaz de compensar a queda na produção da nova safra. Com isso, os estoques finais em 2022/23 recuaram para 6,35 milhões de toneladas.

estimativas soja 22-23 stonex
Fonte: StoneX

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho
Soja volta a intensificar altas em Chicago nesta 3ª feira, com sinais de alerta para o clima no Corn Belt
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em julho