Semana começa sem a Bolsa de Chicago para negócios com commodities no Brasil

Publicado em 02/01/2023 07:40

A Bolsa de Chicago ainda não opera nesta segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, depois do feriado de Ano Novo e retoma seus negocios apenas nesta terça (3), às 11h30 (horário de Brasília).

O mercado teve horários especiais definidos para as festas de final de ano e, dessa forma, para os negócios brasileiros a semana é um pouco mais curta e se inicia sem a referência - especialmente para a soja e derivados - da CBOT. 

Na última sexta-feira (30), os futuros da oleaginosa negociados em Chicago terminaram um ano, pela primeira vez, acima dos US$ 15,00 por bushel, segundo relatou o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities. Segundo ele, a possibilidade de mais altas para as cotações está mantida, uma vez que o clima na América do Sul, sobretudo na Argentina, ainda é o principal vetor para os preços. 

Além da seca persistente na Argentina, Vanin ainda destacou a preocupação do mercado que começa com a nova safra dos Estados Unidos. 

O ano começa também com foco na rentabilidade do produtor brasileiro. O início de um novo governo petista, ao menos em seus primeiros meses, deverá manter volátil o mercado cambial, influenciando diretamente na formação das cotações não só da soja, mas de uma série de commodities em o Brasil se destaca na exportação. 

Ainda assim, como explica o analista da Agrinvest, a safra 2022/23 deverá ser rentável para o sojicultor do Brasil, que segundo seus cálculos, teve custo médio de 40 a 45 sacas por hectare, com possibilidade de margem de renda agora variando entre 60 e 65 sacas. 

O conflito entre Rússia e Ucrânia também permanece com muito espaço no radar do mercado. Em janeiro, a guerra completa 11 meses e na última sexta-feira, as seguradoras de navios afirmaram que está cancelada a cobertura de guerra para as embarcações na região do Mar Negro. A medida começou a valer neste domingo, 1º de janeiro. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Concentração da colheita da soja no BR deve trazer impacto considerável aos preços no BR
Carazinho/RS tem lavouras de sojas boas e outras com dificuldades de clima, pragas e doenças
Desenvolvimento do plantio da soja em Tapurah/MT
Plantio de soja 24/25 do Brasil avança para 86%, diz AgRural
Soja/Cepea: Cotações internas e externas recuam
Soja sobe em Chicago nesta manhã de 2ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo e do óleo
undefined