Produção de soja da China em 2022 se recupera, milho sobe ligeiramente
PEQUIM (Reuters) – A safra 2022 de soja da China saltou quase 24%, enquanto as produções de milho e trigo tiveram pequenos aumentos, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira.
A produção de arroz, no entanto, caiu 2%, para 208,5 milhões de toneladas, devido ao declínio da área plantada, seca severa e altas temperaturas no sul da China, que prejudicaram os rendimentos, disse o Departamento Nacional de Estatísticas.
A produção de trigo aumentou 0,6% em relação ao ano anterior, para 137,72 milhões de toneladas.
A China emitiu uma série de medidas este ano para promover um aumento da produção de soja, incluindo o cultivo duplo com milho, em meio a preocupações de que o país dependia demais das importações.
A produção de soja aumentou 23,7%, para 20,3 milhões de toneladas, enquanto a área plantada com a oleaginosa saltou 21,7%.
Altas temperaturas e clima chuvoso no nordeste da China também ajudaram na produção de soja, disse Ma Wenfeng, analista sênior da Beijing Orient Agribusiness Consultant Co Ltd, em um relatório antes da divulgação dos dados.
O aumento trouxe a produção de volta a um patamar ligeiramente superior a 2020, quando a produção atingiu 19,6 milhões de toneladas. A safra encolheu no ano passado, depois que os preços recordes do milho incentivaram os agricultores a plantar mais milho.
A produção de milho aumentou 1,7%, para 277,2 milhões de toneladas, mesmo que a área semeada com milho tenha encolhido ligeiramente e menos milho de alto rendimento tenha sido plantado devido à mudança no plantio para mais soja, disse o departamento.
O bom tempo na região norte da China aumentou a produção de milho em uma importante área de cultivo, mais do que compensando o impacto na produção no sul seco.
(Por Dominique Patton)