Soja: Grão em Chicago passa a testar leves baixas, mas farelo sobe mais de 1%

Publicado em 05/12/2022 15:25

O mercado da soja passou a operar no vermelho na Bolsa de Chicago nesta tarde de segunda-feira (5), porém, mantendo a estabilidade. Perto de 15h (horário de Brasília), as cotações recuavam entre 0,50 e 1,50 ponto, levando o janeiro a US$ 14,37 e o maio a US$ 14,53 por bushel. 

Ainda no complexo soja, os futuros do farelo seguiam em campo positivo e registrando ganhos de mais de 1,5% entre os principais vencimentos, ajudando em algum suporte às cotações do grão. De outro lado, porém, os futuros do óleo de soja devolvem boa parte das altas da semana passada e recuam. As perdas passavam de 3%.

"O destaque desta segunda-feira é o farelo puxado pelo clima na Argentina. O país sul-americano é o maior exportador dos derivados da soja. O clima na Argentina já trouxe queda acentuada para a produção de trigo e pode trazer o teto produtivo da soja para baixo, o plantio está muito atrasado", informa a Agrinvest Commodities. 

E os modelos meteorológicos seguem mostrando a continuidade deste padrão de tempo seco e quente nas regiões de produção argentinas, com a temperatura, ainda de acordo com a Agrinvest, ficando acima da média, podendo inclusive passar dos 45ºC. 

Uma manchete do portal argentino Infocampo, porém, já noticia que o atraso severo do plantio - que é um dos piores em mais de 20 anos - já provoca perdas de até 1 tonelada de soja por hectare por conta da seca. 

No paralelo, permanece a atenção sobre a China e o relaxamento - ou não das medidas de contenção da Covid-19 - bem como a comercialização da soja na Argentina com uma nova rodada do câmbio específico para a oleaginosa valendo desde 28 de novembro e com vigência até o dia 31 de dezembro. 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja 2024/25: Colheita brasileira chega a 0,23% da área, informa Pátria Agronegócios
Soja dispara em Chicago com USDA altista nesta 6ª, mas mercado é ainda mais complexo, explica consultor
Itaú BBA projeta aumento nas exportações de soja para 105 milhões de toneladas em 2024/25
Atrasada, colheita de soja de MT atinge apenas 0,70% da área, diz Imea
Aprosoja MT reforça que acredita na justiça com julgamento da lei da Moratória da Soja
Safra de soja tem potencial reduzido em MS, PR e RS, mas ainda é recorde no Brasil
undefined