Soja: Mercado em Chicago segue recuando nesta 6ª feira. Foco segue sobre fundamentos e financeiro
O mercado da soja opera no vermelho na manhã desta sexta-feira (28) na Bolsa de Chicago. As cotações, por volta de 8h10 (horário de Brasília), recuavam entre 6,25 e 9 pontos nos principais vencimentos, com o novembro valendo US$ 13,76 e o maio - referência para a nova safra do Brasil - a US$ 14,00 por bushel.
Os futuros da oleaginosa acompanham as perdas das demais commodities - com todos os grupos operando no vermelho no final desta semana - incluindo os preços do óleo e do farelo na Bolsa de Chicago. No entanto, sente também a pressão de seus próprios fundamentos, incluindo a entrada da safra americana, a demanda mais contida da China e o avanço do plantio na América do Sul.
"Na CBOT a semana não foi boa também. O milho caminha para sua 4ª semana de queda, o trigo também. A soja para a 2ª semana em queda. Dois pontos: 1) O milho americano está caro e a logística está tomada com a soja. O USDA precisa cortar o programa americano de exportação; 2) as apostas são de continuidade do corredor de grãos", detalha o analista de mercado Eduardo Vanin, da Agrinvest Commodities.
Atenção ainda ao dólar, principalmente com a alta do index na manhã desta sexta, de 0,13%.
Veja como fechou o mercado nesta quinta-feira: