Plantio de soja atinge 37,6% da área no Brasil e supera 2021, diz Pátria AgroNegócios

Publicado em 21/10/2022 17:37 e atualizado em 21/10/2022 19:09

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja no Brasil atingiu até esta sexta-feira 37,6% da área projetada para a safra de 2022/23, avanço de 14,3 pontos percentuais no comparativo semanal puxado pelos trabalhos em Mato Grosso e Paraná, que levaram a semeadura a um patamar superior ao registrado um ano antes, disse a consultoria Pátria AgroNegócios.

Os trabalhos estavam em 36,9% em igual momento da temporada anterior, enquanto a média histórica para o período é de 27,1%, de acordo com os dados.

Até a semana passada, o plantio superava a média dos últimos cinco anos, mas ficava abaixo do ano passado devido ao excesso de chuvas no Paraná.

"(Nesta semana), no Paraná, janelas de estiagens permitiram o avanço dos trabalhos de campo", disse a consultoria em nota, ressaltando que a semeadura saiu de 33% para 54% no Estado em uma semana.

Para Mato Grosso, a Pátria destacou que chuvas bem distribuídas foram notadas nos últimos sete dias, o que levou o plantio para 66,8% no Estado que lidera a semeadura no país.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia influenciado pelo financeiro com aversão ao risco e alta do dólar ; soja em Chicago perde mais de 11 pontos nesta quarta-feira (24)
Soja segue operando em campo negativo, porém, diminui intensidade das perdas na CBOT
Soja: Mercado em Chicago realiza lucros nesta 4ª feira, após duas sessões de altas intensas
Altas recentes em Chicago e elevação do dólar no Brasil trazem soja de volta para níveis acima dos R$140 nos portos
Preços da soja no mercado brasileiro estão, em média, R$ 2/saca melhores na semana; destaque aos prêmios
Exportação de farelo de soja do Brasil caminha para recorde em julho