USDA: Vendas de soja para exportação dos EUA superam em 7% as do ano passado
As vendas semanais de soja para exportação dos Estados Unidos ficaram dentro das expectativas do mercado na semana encerrada em 6 de outubro, enquanto as de milho ficaram abaixo, de acordo com os dados divulgados pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta sexta-feira (14). As vendas de farelo, por sua vez, superaram as projeções.
SOJA
Os EUA venderam 724,4 mil toneladas de soja na última semana - com a China sendo o principal destino e respondendo pela compra de mais de 620 mil toneladas - enquanto o intervalo esperado era de 600 mil a 1,4 milhão de toneladas. Em todo ano comercial, o país já tem 28,231,9 milhões de toneladas comprometidas com a exportação, contra pouco mais de 26 milhões do mesmo período do ano passado.
O USDA estima que serão exportadas pelo país nesta safra 55,66 milhões de toneladas.
"O total comprometido está 7,3% acima do ano passado. O crescimento do programa americano de exportação depende da capacidade de embarque, a substituição das compras de soja argentina e do tamanho da demanda da China - a China comprou mais de cinco milhões de toneladas da Argentina para embarque outubro. E nesta semana, o USDA anunciou quase um milhão de toneladas de venda de soja para a nação asiática", explica a equipe da Agrinvest Commodities.
Leia mais:
+ USDA informa mais uma venda de soja para China e farelo para as Filipinas nesta 6ª feira
MILHO
Já as vendas semanais de milho foram de apenas 200,200 mil toneladas na última semana, contra expectativas de 300 mil a 900 mil toneladas. O Japão foi maior comprador do cereal americano na semana em questão. Assim, em toda temporada, os EUA já venderam 13,422,9 milhões de toneladas, volume que está bem distante do mesmo período do ano passado, quando o país já tinha mais de 27 milhões de toneladas do grão vendidas.
A estimativa total do USDA é de exportações de 54,61 milhões de toneladas - número que foi corrigido para baixo no último boletim mensal de oferta e demanda do departamento americano.
"O milho americano está muito caro e a demanda externa está OK. A China continua ausente. O USDA revisou para baixo o programa de exportação em mais de três milhões de toneladas no relatório de outubro", analisa a Agrinvest.
DERIVADOS DE SOJA
Os Estados Unidos venderam também 491,1 mil toneladas de farelo de soja do ano comercial 2022/23 - que começou em 1º de outubro - e o volume ficou acima das projeções dos traders que variavam de 100 mil a 300 mil toneladas. As Filipinas foram o principal destino.
E nesta sexta, o USDA informou mais uma venda do derivado para o país de 230 mil toneladas.
De óleo de soja, as vendas foram de 3,3 mil toneladas, também dentro do intervalo esperado de 0 a 20 mil toneladas. O Canadá foi o principal destino e houve ainda o cancelamento de 400 toneladas pelo México.