Exportação de soja do Brasil deve cair 43% em maio, prevê Anec

Publicado em 03/05/2022 16:58

SÃO PAULO (Reuters) – A exportação de soja do Brasil deve alcançar cerca de 8 milhões de toneladas em maio, o que seria uma queda de 43% na comparação com o mesmo mês do ano passado, projetou a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta terça-feira.

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, os embarques devem cair 14,5%, para aproximadamente 43 milhões de toneladas, conforme os números da Anec, cuja previsão de maio considera a programação de navios.

Os embarques do Brasil, maior produtor e exportador de soja, começaram o ano mais fortes frente ao ano passado, mas a partir de março passaram a apresentar queda, à medida que ficaram mais claras as perdas decorrentes da seca ao Sul do Brasil.

Em abril, os embarques recuaram mais de 4 milhões de toneladas na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando somaram um recorde de 15,67 milhões de toneladas.

A Anec estimou a exportação de milho do país em maio em 737,5 mil toneladas, enquanto no mesmo mês do ano passado não foram registrados embarques.

A exportação de farelo de soja do Brasil deve alcançar 1,68 milhão de toneladas em maio, praticamente estável ante igual mês de 2021.

(Por Roberto Samora)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja 24/25 nesta 5ª feira
Soja brasileira será testada na Coreia do Sul para fabricação de produtos alimentícios
Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira e mantém foco no "combo" política e fudamentos
Dia influenciado pelo financeiro com aversão ao risco e alta do dólar ; soja em Chicago perde mais de 11 pontos nesta quarta-feira (24)