Complexo soja inicia semana registrando baixas intensas na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira

Publicado em 02/05/2022 07:42 e atualizado em 02/05/2022 11:13

A semana começa com baixas intensas para os preços da soja na Bolsa de Chicago. As cotações cediam entre 14,50 e 18,50 pontos nos contratos mais negociados, por volta de 7h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (2), mantendo o tom completamente volátil dos mercados agrícolas. O grão acompanha perdas igualmente intensas no farelo e no óleo, os quais cediam mais de 1% na manhã de hoje. 

Os mercados, de acordo com analistas e consultores, acompanhavam o recuo do petróleo, que sinalizava perdas superiores a 2%, tanto no WTI, quanto no brent. Ainda na CBOT, cediam trigo e milho, enquanto o ouro recuava mais de 1% na Bolsa de Nova York. 

Além dos fundamentos que já fazem parte do andamento do mercado de grãos e do complexo soja - em especial o clima no Corn Belt neste momento - os traders também permanecem atentos à continuidade da guerra e do surto de Covid-19 na China. Mais do que isso, a influência do financeiro também é crescente. 

"Os russos intensificaram os ataques com mísseis à Ucrânia nas regiões de Donbas e do Mar Negro, bombardeando o aeroporto de Odessa.  A China segue com seus lockdowns,  em seu combate a Covid-19 com tolerância zero, questão essa que não tem sido fácil. A China está celebrando o seu feriado Gold Week - Semana Dourada - e o mercado só reabrirá na próxima quinta-feira, dia 5", afirma Ginaldo Sousa, diretor do Grupo Labhoro.

Nesta semana, a quarta-feira (4) traz a atualização da taxa de juros nos EUA pelo Federal Reserve, o que intensifica as especulações e expectativas dos investidores diante de um cenário de incertezas, inflação elevadíssima nos EUA - e no mundo - e que vai atrair a atenção nas entrelinhas do comunicado do banco central norte-americano sobre seus próximos passos. 

Veja como fechou o mercado na última sexta-feira:

CLIMA NOS EUA

"Boas chuvas durante o final de semana no centro e leste do Corn Belt e chuvas leves no lado norte aliviando algumas áreas mais secas, mas por outro lado atrapalhando o plantio", complementa o diretor da Labhoro. 

Nesta segunda, o mercado espera pelo novo boletim semanal de acompanhamento de safras do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) com a atualização do percentual de área plantada no país. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
Colheita da soja começa com problemas no Paraná e Mato Grosso do Sul
Soja tem variações limitadas em Chicago nesta 4ª feira, mas ainda muito atento ao clima na AMS
Agrodefesa leva orientações sobre sanidade vegetal para a Expedição Safra Goiás
undefined