Colheita da soja é retomada e já alcança 55% da área cultivada

Publicado em 22/04/2022 08:50

Houve predomínio de tempo chuvoso e úmido no início do período e retomada da colheita da soja, especialmente desde a última quarta-feira (13/04), no Noroeste, e da quinta-feira (14/04), no Centro e Norte do Estado, quando a redução na umidade dos solos e nos grãos permitiram a operação. De acordo com o Informativo Conjuntural, produzido e divulgado nesta quarta-feira (20/04) pelas gerências de Planejamento e de Comunicação da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o índice elevou-se significativamente de 38% para 55% da área cultivada. Outros 34% estão me maturação, 10% em enchimento de grãos e apenas 1% restante em floração.

No período houve intensa atividade nas lavouras, embora a menor estatura de plantas e vagens inseridas muito próximas ao solo demandou a realização do corte com mais cuidados e com máquinas em velocidade de trabalho mais lenta do que a normal, majorando o tempo da operação.

À medida que a colheita avançou, a produtividade reagiu positivamente, assim como a qualidade do produto colhido, diminuindo consideravelmente a proporção de grãos verdes ou malformados. Contudo, a expectativa atual ainda é mantida pouco abaixo de 1.500 kg/ha, na média estadual, com perdas acumuladas próximas a 55% em relação à projeção inicial.

Milho

Mesmo com o aumento das lavouras de milho em fase de maturação e com o tempo seco, que beneficia a perda de umidade dos grãos, novamente percebeu-se o avanço bastante lento nos trabalhos de colheita. O principal fator para essa lentidão está relacionado à colheita em curso nas lavouras de soja, em todas as regionais da Emater/RS-Ascar, que direcionam praticamente todo o maquinário e a mão de obra. Essa oleaginosa apresenta risco muito elevado de perdas por debulha e por causa das chuvas excessivas ou do granizo se comparada ao milho. A colheita alcançou 82% da área cultivada. Outros 11% estão em maturação, 5% em enchimento de grãos e um restante de 2% em floração.

Milho silagem

Parte dos cultivos de milho para grãos, realizados posteriormente ao período recomendado pelo ZARC, poderão ser destinados para silagem da planta inteira, com o intuito de restabelecer as reservas de silagem, que não foram alcançadas com o plantio na safra. Esses cultivos também poderão servir para o corte e para a alimentação direta aos animais, conforme a ocorrência de vazio forrageiro, que foi efeito da situação anterior de estiagem.

Arroz

Devido às condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras, a colheita evoluiu de 72% para 84% no período. Além de favorecer o avanço da operação, o clima seco, durante a semana, repercutiu em redução nos gastos com combustível das colheitadeiras e tratores utilizados na retirada dos grãos das lavouras.  Outros 13% estão em maturação e um restante de 3% em enchimento de grãos.

Os grãos obtidos, principalmente nas regiões Oeste e Centro do Estado, onde as lavouras sofreram maior restrição hídrica e estresse térmico, apresentam baixa qualidade, e há índice elevado de grãos quebrados ou gessados.

PREVISÃO DO TEMPO

Nos próximos sete dias, poderão ser registrados altos volumes de chuva no RS. Na quinta (21), a aproximação de uma área de baixa pressão favorecerá o aumento da nebulosidade e pancadas isoladas de chuva. No decorrer da sexta-feira (22), o deslocamento de uma frente fria vai provocar chuva em todo o Estado, com possibilidade de temporais isolados. No sábado (23), o tempo ficará seco, e o ingresso de ar frio provocará ligeiro declínio da temperatura. No domingo (24), o deslocamento de uma área de baixa pressão voltará a provocar pancadas isoladas de chuva em todas as regiões. Entre a segunda (25) e terça-feira (26), a propagação de uma área de baixa pressão e de uma nova frente fria provocará chuva em todo o território gaúcho, com chance de tempestades e altos volumes acumulados.

Os totais esperados de chuva deverão oscilar entre 60 e 80 mm em todo o Estado. Na Fronteira Oeste, Campanha e na região Central, os valores previstos deverão superar 100 mm na maioria dos municípios e poderão alcançar 125 mm em algumas localidades.

Tags:

Fonte: Emater/RS-Ascar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
Colheita da soja começa com problemas no Paraná e Mato Grosso do Sul
Soja tem variações limitadas em Chicago nesta 4ª feira, mas ainda muito atento ao clima na AMS
Agrodefesa leva orientações sobre sanidade vegetal para a Expedição Safra Goiás
undefined