Egito paga caro por grande compra de óleo de soja

Publicado em 22/03/2022 17:24

Por Michael Hogan e Sarah El Safty

CAIRO (Reuters) - O comprador estatal de grãos do Egito disse nesta terça-feira que comprou 80.000 toneladas de óleo de soja em uma licitação internacional com desembarque previsto entre 5 a 25 de maio, fazendo sua maior e mais cara compra de óleos em meses.

Esta licitação marca a primeira tentativa da Autoridade Geral de Fornecimento de Commodities do Egito de comprar óleos vegetais internacionalmente desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, com o comprador estatal pagando 14% a mais por tonelada de óleo de soja do que em sua última licitação em fevereiro.

A compra foi feita para manter as reservas estratégicas de óleos vegetais em seis meses, informou o Ministério do Abastecimento em comunicado.

O comprador estatal também comprou 21.000 toneladas de óleo de soja de produtores locais em uma licitação separada para chegada entre 1 a 20 de maio.

"Seus estoques estão baixos e o Ramadã está chegando, então eles tiveram que fazer essas compras", disse um trader regional.

O comprador estatal optou por abrir mão de uma compra de óleo de girassol caro, com a oferta mais baixa saindo 43% mais alta do que o menor lance na licitação anterior.

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Último USDA trouxe suporte temporário à soja em Chicago, mas safra do Brasil já voltou a pressionar
Processamento de soja nos EUA em dezembro atinge recorde, diz Nopa
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
undefined