Colheita da safra 2021/22 de soja alcança 67,8% da área projetada para o Brasil, aponta DATAGRO

Publicado em 16/03/2022 13:35 e atualizado em 16/03/2022 15:30
Em relação ao milho de verão, trabalhos chegam a 55,2%

Levantamento realizado pela Consultoria DATAGRO até o dia 11 de março mostra que a colheita brasileira de soja da safra 2021/22 alcançou 67,8% da área projetada, avanço de 10,4 pontos percentuais ante a semana anterior, ficando praticamente em linha com o avanço médio normal de 10,50 p.p. para o período.

Com isso, o fluxo segue bem superior aos 53,3% de igual semana do ano passado e também dos 55,4% da média plurianual – últimos 5 anos.

À exceção da Bahia e do Rio Grande do Sul, cujos trabalhos estão sendo atrapalhados pelas chuvas, os estados produtores da oleaginosa estão com as máquinas em intensa movimentação – no Mato Grosso, principal produtor do País, a colheita está chegando ao final, com 92,6% da área colhida até a última sexta-feira.

“A previsão atualizada indica a continuidade de chuvas intercaladas com períodos de sol em toda a região produtora para esta nova semana, permitindo o avanço da colheita e, ao mesmo tempo, mantendo boa umidade para as lavouras mais tardias de verão e nas lavouras de inverno”, diz Flavio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Milho

A DATAGRO mostra que a colheita do milho de verão no Centro-Sul do Brasil atingiu 55,2% da área estimada para a região até o dia 11 deste mês, avanço de 4,6 p.p. em uma semana, abaixo da média de 7,9 p.p. para a data. Ainda assim, continua bem acima dos 48,0% em igual momento de 2021 e da média dos últimos 5 anos – 44,8%.

Os trabalhos avançaram bem nos três estados do Sul, mas ficaram um pouco mais lentos no Sudeste. 

Em relação ao plantio do milho de inverno no Centro-Sul, a DATAGRO aponta que 92,4% da área prevista para a região foi semeada, crescimento de 10,5 p.p. em 7 dias. O fluxo segue muito superior aos 77,4% da mesma época do ano passado e dos 85,0% da média plurianual.

“Com as chuvas recentes, as condições gerais das lavouras são satisfatórias na maior parte da região produtora”, avalia França Junior.

Tags:

Fonte: Datagro

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Último USDA trouxe suporte temporário à soja em Chicago, mas safra do Brasil já voltou a pressionar
Processamento de soja nos EUA em dezembro atinge recorde, diz Nopa
Soja caminha de lado em Chicago nesta 4ª feira e testa leves baixas
Bom volume de chuvas ajudou desenvolvimento da soja em Nova Xavantina/MT com expectativa acima de 60 sc/ha
Mato Grosso do Sul passa por mais de 30 dias de estiagem nas lavouras de soja
Colheita da soja começa no Paraná com atenção ao clima
undefined