Argentina suspende exportações de farelo e óleo de soja podendo elevar retenciones sobre ambos

Publicado em 14/03/2022 08:52

A Subsecretaria de Mercados Agropecuários da Argentina emitiu um comunicado neste domingo (13) informando aos exportadores que, "até um novo aviso", as exportações de farelo e óloe de soja estão suspensas. 

Segundo as informações de fontes e portais locais, a medida antecede um aumento das chamadas retenciones - as taxas recolhidas pelo governo federal sobre as exportações de grãos e derivados - hoje em 31% sobre ambos os subprodutos. A expectativa é de que a nova taxação seja de 33%, hoje cobrada sobre o grão de soja. 

"A suspensão se dará até a aprovação do governo da elevação das tarifas de exportação destes dois produtos que até então era de 31%. O governo deve elevar a tarifa para 33%, alíquota hoje cobrada sobre o grão da soja", explica o time da Agrinvest Commodites. 

Veja o comunicado oficial na íntegra:

De  acordo com uma matéria do jornal argentina Clarín, não só as retenciones sobre os derivados de soja poderiam subir, como também sobre o grão, a qual teria espaço para chegar a 35%, justificada pelos desdobramentos do conflito Rùssia x Ucrânia e os impactos causados sobre os mercados agrícolas. 

A Argentina processa cerca de 35 milhões de toneladas de soja de algo entre 40 e 45 milhões do que produz, e é consolidada a maior exportadora global de farelo e óleo de soja. 

"O país exporta mais de 40% do farelo global de soja e quase 50% do óleo de soja em 2021 as exportações destes dois produotr levarem quase US$ 13 bilhões. Com a medida o governo espera arrecadar mais US$ 410 milhões, em um momento conturbado que vive o FMI na negociação de sua dívida com o fundo", complementou a Agrinvest. 

Na semana passada, o ministro da Agricultura da Argentina, Julián Dominguez, negou quaisquer ajustes nas retenciones. 

As reações do setor foram rápidas e mostraram, mais uma vez, descontentamento com o governo argentino. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja 24/25 nesta 5ª feira
Soja brasileira será testada na Coreia do Sul para fabricação de produtos alimentícios
Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira e mantém foco no "combo" política e fudamentos