Tocantins é autorizado pelo Ministério da Agricultura cultivar soja para fins de pesquisa e ensino independente de vazio sanitário ou calendário de semeadura

Publicado em 11/03/2022 11:31
Adapec solicitou ao Mapa esta autorização, que deve ser anual, para valorização da pesquisa no Estado

Com o objetivo de apoiar as iniciativas de pesquisas e ensino sobre a produção de soja no Tocantins, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu autorização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para cultivo excepcional da oleaginosa para fins de pesquisa e ensino em terras altas independentes dos períodos de vazio sanitário e do calendário de semeadura. 

No parecer emitido nesta semana, o Mapa define que a autorização para pesquisa se refere a plantio de sementes destinadas às atividades de caráter científico-experimental, tecnológico, desenvolvimento de novos produtos, serviços e/ou processos. Já na área de ensino, o órgão define como: plantio de qualquer categoria de semente para fins de ensino, aprendizagem e pesquisa em instituições públicas e/ou privadas.

Para o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa, o parecer favorável obtido pela Adapec após solicitação contribuirá para a manutenção e ampliação de pesquisas sobre o cultivo de soja no Tocantins. “No ano passado foram cultivados cerca de 576 hectares de soja em programas de pesquisa e ensino desenvolvidos por empresas ou instituições de ensino, e com esta liberação cremos no avanço de novas pesquisas,” ressaltou Cleovan Barbosa.

Desde 2006, o Tocantins é autorizado e mantém o cultivo de soja para estes fins. Mesmo assim, é necessário fazer a solicitação anualmente para receber parecer favorável. 

Tags:

Fonte: Adapec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo
USDA informa venda de mais de 260 mil t de soja 24/25 nesta 5ª feira
Soja brasileira será testada na Coreia do Sul para fabricação de produtos alimentícios
Soja tem estabilidade em Chicago nesta 5ª feira e mantém foco no "combo" política e fudamentos