AgRural: Colheita de soja vai a 24% da área no Brasil

Publicado em 14/02/2022 09:21 e atualizado em 14/02/2022 11:30

A área cultivada com soja na safra 2021/22 do Brasil estava 24% colhida até a última quinta-feira (10), contra 16% uma semana antes e 9% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados da AgRural. Mato Grosso continua na liderança, com mais da metade de sua área já colhida, seguido de longe por Rondônia e Paraná. 

Com chuvas ainda muito frequentes, a colheita de Mato Grosso tem avançado nos intervalos, com o produtor apressando-se para tirar a soja do campo antes que ocorram maiores problemas de qualidade. Mas os índices de umidade e avariados seguem altos e tornam mais lenta a logística entre as lavouras e os armazéns. Também há queixa de grãos com excesso de umidade em Rondônia e Minas Gerais. 

Nos demais estados, a colheita caminha conforme mais áreas vão ficando prontas e, nos estados com quebra de safra por estiagem, à medida que as seguradoras liberam o avanço das colheitadeiras. No Paraná, os relatos de produtividade seguem muito baixos no oeste e no sudoeste, confirmando as perdas por falta de chuva e calor, mas os rendimentos são melhores em outras regiões.

Milho tem bom ritmo
Mesmo com chuva em Mato Grosso, o plantio da safrinha de milho 2022 também avançou bem na semana passada, chegando a 42% da área no Centro-Sul, contra 24% uma semana antes e bem à frente dos 11% do mesmo período do ano passado. A colheita de milho verão, por sua vez, alcançou 23% da área do Centro-Sul do Brasil, ante 17% um ano atrás.

Produção
A AgRural estima a produção de soja na safra 2021/22 do Brasil em 128,5 milhões de toneladas. A produção total de milho, estimada por enquanto com base em linha de tendência de produtividade para a safrinha, é de 110,9 milhões de toneladas.

Tags:

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined