Bolsa reduz estimativa de safra de soja da Argentina para 42 mi t

Publicado em 03/02/2022 15:35

Logotipo Reuters

BUENOS AIRES (Reuters) - A produção de soja da Argentina deve alcançar 42 milhões de toneladas na safra 2021/22, volume abaixo dos 44 milhões estimados anteriormente, devido aos efeitos da estiagem na produtividade e nas intenções de plantio, disse nesta quinta-feira a Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BdeC).

A Argentina é o maior exportador mundial de óleo e farelo de soja e o terceiro principal exportador da oleaginosa não processada, mas entre dezembro e janeiro sofreu uma seca severa com altas temperaturas que prejudicaram as lavouras e reduziram a área prevista para o plantio.

“A falta de umidade superficial nos dois extremos da área agrícola impediu a realização dos planos iniciais de plantio, deixando um total de 200 mil hectares fora do ciclo atual”, disse a bolsa em seu relatório semanal.

"Além disso, como resultado das altas temperaturas e das reservas de água apertadas nos núcleos durante o período crítico, a produtividade potencial pode cair até 30%", acrescentou.

(Reportagem de Nicolás Misculin)

Tags:

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado
Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses
Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária
Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar
Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira
No Senado, CNA debate moratória da soja