Soja: Após sofrimento com a seca, áreas na Argentina sentem impacto do excesso de chuvas

Publicado em 27/01/2022 18:21

O plantio da soja chegou a 99,7% da área estimada para a Argentina nesta semana, segundo informa a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O informe trouxe ainda um novo reajuste na área, dessa vez para cima, para 16,3 milhões de hectares, contra a estimativa anterior de 16,2 milhões. 

O reporte mostra ainda que 18,1% da área cultivada com a oleaginosa no país passa por condições críticas em função do clima adverso. Se há algumas semanas o problema era a falta de chuvas, agora o excesso dela já provoca preocupação para produtores de determinadas regiões. 

"A chuva forte sobre o sul de Córdoba e o norte do Pampa-Oeste de Buenos Aires causaram excessos de umidade, afetando 0,5% e 6,3% da área plantada de soja em cada região, respectivamente. Enquanto isso, apesar das chuvas, há lavouras de soja de primeira em ambos os núcleos com registros de perdas de rendimento de até 30% que afetarão nossa projeção de produção", traz o informe da bolsa argentina.

Da área total de soja, estima-se que cerca de 35,9% apresentam condições regulares ou de seca, contra 52,2% da semana anterior. São ainda 19% da área em condições regulares ou ruins, índice maior do que há uma semana. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja despenca em Chicago, mas na sequência mercado pode voltar a ficar lateralizado
Soja desaba 4% nesta 6ª feira em Chicago, acompanhando perdas agressivas do óleo, farelo e grãos
Soja, derivados e grãos despencam em Chicago nesta tarde de 6ª feira; soja devolve o que subiu na semana
Soja: Mercado em Chicago recua nesta manhã de 6ª, devolvendo parte dos ganhos da sessão anterior
Alta do farelo com ameaça de greve na Argentina e clima seco nos EUA estimulam cobertura de fundos e soja reage em Chicago
Soja volta a subir em Chicago, intensifica os ganhos e acompanha avanço de mais de 2% do farelo