Soja: Após sofrimento com a seca, áreas na Argentina sentem impacto do excesso de chuvas

Publicado em 27/01/2022 18:21

O plantio da soja chegou a 99,7% da área estimada para a Argentina nesta semana, segundo informa a Bolsa de Cereais de Buenos Aires. O informe trouxe ainda um novo reajuste na área, dessa vez para cima, para 16,3 milhões de hectares, contra a estimativa anterior de 16,2 milhões. 

O reporte mostra ainda que 18,1% da área cultivada com a oleaginosa no país passa por condições críticas em função do clima adverso. Se há algumas semanas o problema era a falta de chuvas, agora o excesso dela já provoca preocupação para produtores de determinadas regiões. 

"A chuva forte sobre o sul de Córdoba e o norte do Pampa-Oeste de Buenos Aires causaram excessos de umidade, afetando 0,5% e 6,3% da área plantada de soja em cada região, respectivamente. Enquanto isso, apesar das chuvas, há lavouras de soja de primeira em ambos os núcleos com registros de perdas de rendimento de até 30% que afetarão nossa projeção de produção", traz o informe da bolsa argentina.

Da área total de soja, estima-se que cerca de 35,9% apresentam condições regulares ou de seca, contra 52,2% da semana anterior. São ainda 19% da área em condições regulares ou ruins, índice maior do que há uma semana. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado
Prêmios estão positivos para soja do BR em meses de colheita dando boas oportunidades
Importações de soja pela UE em 2024/25 aumentam 7% até 24 de novembro
undefined