Parte das perdas na soja do Sul é compensada por outros Estados, diz Refinitiv
SÃO PAULO (Reuters) – A safra brasileira de soja 21/22 deve alcançar 141,5 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira a Refinitiv, com um recuo de 2% ante a projeção anterior, mas mantendo a expectativa de recorde para a produção, com o desempenho dos demais Estados compensando parte das perdas pela seca na região Sul.
Segundo o levantamento, uma parte importante do Brasil viu condições climáticas mais favoráveis ??nas duas últimas semanas de dezembro, que ajudaram a repor reservas de umidade do solo em importantes produtores, como Mato Grosso.
“Grandes áreas produtoras no Centro-Oeste (por exemplo, Mato Grosso e Goiás) e no Nordeste (por exemplo, Bahia e Piauí) receberam de 50 a 150 milímetros de chuva acima da média”, afirmou analista da Refinitiv Dong Soon Choi.
Por outro lado, a seca e o calor persistentes observados no início da temporada continuaram em muitas partes das regiões de produção do Sul, principalmente no Paraná, Rio Grande do Sul, e no Sudeste, como São Paulo.
“Os níveis de umidade do solo nessas regiões permanecem em patamar abaixo da média de cinco anos, apesar das recentes chuvas esparsas benéficas, especialmente perto do Sudeste.”