Safra 2021/22: Fundação Rio Verde, Embrapa e mais pesquisadores lideram grupo para entender quebra da haste da soja

Publicado em 04/01/2022 16:12 e atualizado em 04/01/2022 17:17

A busca por respostas sobre os problemas de quebra da haste das plantas de soja em diversos estados produtores do Brasil nesta safra 2021/22 continua e a Fundação Rio Verde lidera um grupo de especialistas para trazer soluções para o setor produtivo. 

Desde o final do último ano tem sido alinhado um grupo composto por profissionais das áreas de entomologia, fitotecnia, fitopatologia e fisiologia de plantas para entender as características dos problemas nas diferentes áres de produção e, na sequência, apresentar respostas. 

Quebra da haste da soja - Foto Proteplan

"Assim que conseguirmos reunir um pacote de informações concretas, que possam ajudar os produtores na sua tomada de decisões, divulgaremos esses resultados para toda a comunidade para ajudá-la a minimizar os problemas que temos tido nas lavouras", diz Fabio Pittelkow, diretor de pesquisa da Fundação Rio Verde. 

Um dos participantes do grupo é Sérgio Abud, supervisor de trasnferência e tecnologia da Embrapa e membro do CESB (Comitê Estratégico CESB) que, ao Notícias Agrícolas, na semana passada, explicou não só sobre os desdobramentos do problema, como relembrou que este não é um episódio novo da sojicultura brasileira. 

Relembre:

Segundo Abud, foram relatadas quedas de plantas no sudoeste goiano no final dos anos 1990, no Maranhão no início dos anos 2000 e no Paraná em 2015. As causas ainda não foram identificadas, mas os especialistas estão buscando as respostas e esperam divulgá-las aos produtores muito em breve. 

Veja, na sequência, o vídeo da Fundação Rio Verde:

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Guaíra/SP registra alta pressão de mosca-branca que pode postegar plantio do feijão
Margens dos produtores do Maranhão está ameaçada com cobrança de 1,8% sobre nota fiscal de exportação de grãos
Paraná já tem perdas na soja e Maranhão se preocupa com nova taxação
Soja opera com baixas de dois dígitos na manhã desta 5ª feira na Bolsa de Chicago
Último USDA trouxe suporte temporário à soja em Chicago, mas safra do Brasil já voltou a pressionar
Processamento de soja nos EUA em dezembro atinge recorde, diz Nopa
undefined