Mesmo com fim do vazio sanitário no MT e MS, altas temperaturas e pouca chuva podem atrasar plantio de soja

Publicado em 20/09/2021 15:11 e atualizado em 20/09/2021 16:57
Monitoramento por satélite da Geosys alerta para baixa umidade do solo nos estados produtores e máxima de até 44°C no Mato Grosso do Sul

Altas temperaturas e baixa precipitação nos próximos 10 dias devem atrasar o plantio da soja na chamada Zona da Soja, que inclui Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Segundo a Geosys Brasil, os modelos de previsão europeu (ECMWF) e americano (GFS) apontam para temperaturas acima dos 38°C e baixa umidade do solo na maior parte dos estados e norte do Paraná.

No Mato Grosso, o volume de chuvas em setembro deve ser maior do que nos últimos dois anos, mas a umidade do solo deverá continuar abaixo da média. As temperaturas máximas permanecerão acima da média, sendo que o modelo americano aponta para 45°C. Diante desse quadro, a expectativa é que os produtores aguardem a volta das chuvas para iniciarem o plantio de soja, mesmo com o fim do vazio sanitário no último dia 15, aponta Felippe Reis, analista de culturas da Geosys.

Em Goiás a previsão aponta para uma precipitação acumulada abaixo de 5 milímetros até o fim do mês (média de cerca de 35 mm). As temperaturas máximas devem ser mais altas do que nos anos anteriores, com umidade baixa. Caso a seca se estenda, é possível haver atraso no início do plantio da soja, como ocorreu em 2020. O vazio sanitário no estado terminará no dia 30.

No Mato Grosso do Sul, o modelo americano (GFS) prevê máximas acima dos 40°C até 22 de setembro (chegando a 44°C no dia 20). A precipitação acumulada no mês deve ficar abaixo de 15 milímetros - contra média de 90 mm. A associação entre alta temperatura e baixa precipitação deverá manter baixa a umidade do solo, levando os produtores a aguardarem a volta das chuvas para a semeadura da soja. O vazio sanitário terminou na última quarta-feira, dia 15.

Na macrorregião de Norte Pioneiro paranaense, onde estão os municípios de Jacarezinho até Curiúva, apesar de boas chuvas nos últimos dias, a previsão aponta para baixa precipitação na segunda quinzena do mês (ECMWF e GFS), mantendo baixa a umidade do solo, o que pode atrasar o início do plantio da soja na região.

Tags:

Fonte: Geosys

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja ameniza perdas em Chicago com óleo voltando a subir forte na tarde desta 4ª Soja ameniza perdas em Chicago com óleo voltando a subir forte na tarde desta 4ª
USDA informa nova venda de farelo de soja nesta 4ª feira (2) USDA informa nova venda de farelo de soja nesta 4ª feira (2)
Após máximas em um mês, soja realiza lucros em Chicago na 4ª feira do tarifaço de Trump
Atrasos em barcaças com soja no Paraguai afetam esmagadoras na Argentina
Soja dispara quase 2% em Chicago acompanhando ganhos fortes do óleo; no BR, poucas mudanças
Colheitas de soja e milho ultrapassam 95% das áreas plantadas no Paraná