EUA tem algumas chuvas no final de semana e soja abre semana com leves baixas em Chicago

Publicado em 02/08/2021 07:54 e atualizado em 02/08/2021 10:58

Logotipo Notícias Agrícolas

A semana começa com leves baixas para o mercado da soja na Bolsa de Chicago. Por volta de 7h40 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa perdiam entre 5,25 e 8 pontos, com o agosto cotado a US$ 14,08 e o novembro com US$ 123,45 por bushel. E o foco central dos traders continua sendo o clima no Meio-Oeste americano. 

"O clima durante o final de semana foi um pouquinho mais úmido do que as estimativas de sexta-feira e trouxe chuvas para vários estados como a Dakota do Sul, Iowa, Nebraska, Sudoeste de Minnesota, Centro e Sul de Illinois e Sul de Indiana", relata o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo Sousa.

No entanto, ele lembra que agosto, que é o mês mais importante para a cultura da soja nos EUA, começa sem previsões muito favorávies para as regiões produtoras do país, o que deve manter a volatilidade ainda bastante presente na CBOT. 

"Segundo o modelo climático europeu, as previsões para os próximos dez dias apontam para chuvas muito abaixo do normal para as áreas centrais  e leste do Corn Belt, incluindo o lado oeste e planícies do norte. As temperaturas, de acordo com o modelo, estarão acima do normal, para o lado oeste e planícies do Norte", explica o executivo. 

Também por essas condições é que Sousa lembra que no novo boletim semanal de acompanhamento de safras que o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz nesta segunda-feira, às 17h (Brasília) pode apontar uma nova correção para baixo no índice de lavouras de soja em boas excelentes condições que teria espaço para alcançar os 2%. 

Alémdo clima, o diretor da Labhoro ainda chama a atenção para a questão da demanda e para onde as atenções deverão se voltar neste mês. 

"Comenta-se que a China, depois de um longo período ausente nas compras de soja americana, deve retornar neste mês de agosto para suprir suas necessidades de setembro a dezembro", diz.

Veja como fechou o mercado na última semana:

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Produtores de soja da Argentina buscam acelerar a colheita antes de mais chuvas Produtores de soja da Argentina buscam acelerar a colheita antes de mais chuvas
Importações menores de soja chinesa devem causar surpresa
Soja tem baixas de dois dígitos nesta 5ª em Chicago, acompanhando despencada do óleo
Receita com exportação de soja do Brasil cai 8,9% no 1º quadrimestre apesar de mais vendas à China
Preços da soja em grão fecham em alta nesta quarta-feira (14) ainda puxados pelo óleo
Soja sobe timidamente em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando boas altas do óleo