Soja avança na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira sem previsão de chuvas para o Corn Belt
Os preços da soja sobem na manhã desta sexta-feira (16) na Bolsa de Chicago. Perto de 7h40 (horário de Brasília), os futuros da oleaginosa registravam ganhos entre 9,50 e 12,50 pontos nos principais contratos, levando o agosto a US$ 14,59 e o setembro com US$ 14,05 por bushel.
O mercado encontra espaço no clima adverso para os Estados Unidos como mostram os mapas para os próximos dias. As chhuvas em boa parte do Corn Belt deverão seguir abaixo da média, inclusive também no leste do EUA, além das temperaturas elevadas, o que deve continuar prejudicando as lavouras em regiões importantes.
Os mapas abaixo, do NOAA, o serviço oficial de clima dos EUA, mostram as condições esperadas para o período de 21 a 25 de julho para as precipitações e, na sequência, as temperaturas.
E não só adversidades são esperadas para o final de julho, como também para o começo de agosto. Confirmaod um cenário desfavorável para o próximo mês, os campos de soja poderiam sentir ainda mais a pressão.
Ao lado do clima, os traders também seguem acompanhando o comportamento do dólar, das demais commodities, do mercado financeiro e dos derivados da soja. Na manhã desta sexta-feira, os futuros do farelo de soja têm ganhos de mais de 1%.
Veja como fechou o mercado nesta quinta-feira: