Mato Grosso do Sul entra no período de vazio sanitário da soja

Publicado em 21/06/2021 11:15 e atualizado em 21/06/2021 11:57

O vazio sanitário da soja teve início oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 15 de junho. No período de 90 dias fica proibido o cultivo do grão, sob risco de penalidades.

A campanha realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), tem a parceria da Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

O período de plantio da oleaginosa no Estado acontece entre os dias 16 de setembro a 31 de dezembro e o cadastro de área plantada é obrigatório, devendo ser realizado no site do Iagro (www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio) no período entre 1º de setembro e 10 de janeiro ou até mesmo fora dele.

O vazio sanitário é crucial para evitar a expansão de focos de ferrugem asiática nas lavouras, sendo a doença de maior expressão da cultura da soja.

Fonte: Semagro-MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China x EUA: O que os mercados querem saber de Genebra? Veja o que dizem os analistas China x EUA: O que os mercados querem saber de Genebra? Veja o que dizem os analistas
Soja 2025/26: Brasil tem prêmios positivos e boas chances de comercialização, com boas margens Soja 2025/26: Brasil tem prêmios positivos e boas chances de comercialização, com boas margens
Soja desacelera ganhos em Chicago, mas focada em encontro entre representante de China e EUA neste sábado
Soja: Crédito restrito, juros altos e custos de produção mais altos vão limitar crescimento da área 25/26 no BR
Anec indica queda na exportação de soja do Brasil em maio
Soja sobe forte em Chicago nesta 4ª feira, acompanhando derivados e grãos, se recuperando das últimas baixas