Após fim de semana de chuvas nos EUA, soja abre semana com baixas fortes nesta 2ª em Chicago

Publicado em 21/06/2021 07:59 e atualizado em 21/06/2021 14:40
Além das chuvas, previsões seguem indicando temperaturas mais amenas nos próximos dias

A semana abre com preços da soja registrando baixas expressivas na Bolsa de Chicago. Perto de 7h50 (horário de Brasília), as cotações perdiam entre 15,25 e 23,50 pontos nos principais contratos, com  o julho sendo cotado a US$ 13,80 e o novembro, US$ 12,89 por bushel. O clima permanece no centro do radar do mercado, conforme explicam analistas e consultores de mercado.

"Boas chuvas durante o final de semana cobrindo parte das  áreas como as Dakotas, Centro e oeste de Iowa, Norte do Missouri e leste do corredor. As chuvas foram bem vindas nas áreas secas  e por isso a abertura é chamada em baixa para começar a semana", explica o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo de Sousa.

No entanto, ainda segundo Sousa, tais chuvas em determinadas regiões vieram acompanhadas de graznizo e fortes ventos, "cujas consequências ainda não tem como ser mensuradas".

Mais do que as chuvas do último final de semana, o mercado também segue atento às previsões climáticas para os próximos dias, ainda indicando temperaturas mais amenas e mais precipitações. Os melhores volumes, porém, ainda são esperados para o leste do país, enquanto o oeste sofre com uma seca severa. 

"Os modelos, europeu e americano,  entretanto,  continuam mostrando chuvas abaixo do Normal para o oeste de Iowa e as duas Dakotas,  para os próximos 10 dias", explica o diretor da Labhoro. "O mercado é essencialmente climático e vai continuar extremamente volátil, mesmo porque o sistema de alta pressão promete voltar ao lado oeste ainda no começo de julho", complementa.

Ainda nesta segunda, o mercado espera também pelo novo boletim de embarques semanais, ao meio dia, e o novo reporte semanal de acompanhamento de safras, às 17h (Brasília). Ambos chegam pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e principalmente o último pode mexer com o andamento das cotações, especialmente amanhã. 

Os futuros do óleo e do farelo de soja também recuam em Chicago nesta segunda e ajudam na pressão sobre os preços do grão. 

Veja como fechou o mercado na última semana:

+ Soja barata atrai compradores em Chicago, reverte parte das perdas, mas fica distante das máximas

  

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após semana turbulenta para a soja na CBOT, preços ficam lateralziados nesta sexta-feira (16)
Soja: Mercado futuro trabalha com movimento de correção técnica nesta 6ª feira em Chicago
Com clima no radar, preços da soja retomam movimentos de baixas nesta 6ª em Chicago
Colheita da Safra de Verão chega à reta final no Rio Grande do Sul
Óleo atinge limite de baixa e promove baixas de mais de 2% nos preços da soja nesta quinta-feira (15)
Soja despenca quase 30 pts em Chicago nesta 5ª feira pressionada pela derrocada do óleo