Exportação de soja do Brasil sobe 16% em maio ante 2020, fica abaixo do recorde de abril

Publicado em 01/06/2021 15:56

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações brasileiras de soja alcançaram 16,4 milhões de toneladas em maio, alta de 16,3% em relação ao mesmo período de 2020, mostraram dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta terça-feira.

O ritmo de embarques registrado até a terceira semana do mês indicava a possibilidade de um novo recorde mensal, mas a média diária de vendas arrefeceu para 781,11 mil toneladas e o volume de maio ficou abaixo da máxima histórica de 17,38 milhões de toneladas vista em abril deste ano.

Na semana passada, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), que também chegou a projetar recorde para maio em meados do mês, voltou atrás e reduziu suas perspectivas de exportação para a oleaginosa, com base em dados da programação de navios.

(Por Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do farelo sobem mais de 3% em Chicago e dão espaço para soja intensificar ganhos em Chicago
Soja/Cepea: Maior demanda eleva preços do óleo de soja
Soja lidera ganhos entre os grãos em Chicago nesta 2ª e acompanha avanço dos derivados
Soja em Chicago se distancia do ponto de equilíbrio e produtor americano já tem prejuízo de mais de US$150/hectare nos atuais preços
Mapa publica zoneamento agrícola da soja, safra 24/25, adaptado ao calendário de semeadura e vazio sanitário da Defesa Agropecuária
Soja volta a perder força e recua novamente em Chicago nesta 6ª feira