Anec vê queda na exportação de soja do Brasil em maio para 11,9 mi t
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações brasileiras de soja devem recuar para 11,96 milhões de toneladas em maio, após o recorde histórico de embarques registrado em abril de 15,63 milhões de toneladas, mostraram dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) nesta terça-feira.
Se confirmado, o volume também representará um recuo em relação aos embarques de maio do ano passado, quando o país exportou 13,86 milhões de toneladas.
Confira a tabela do comparativo das exportações brasileiras de mês contra mês
A informação da Anec confirma reportagem publicada mais cedo pela Reuters, com base em dados da agência marítima Cargonave.
O total exportado em abril veio próximo do limite máximo estimado pela entidade, que previa de vendas externas de 14 milhões a 15,78 milhões de toneladas da oleaginosa, com base na programação de embarques dos navios nos portos.
Confira a tabela do comparativo das exportações brasileiras em 2020 e 2021
A associação também estimou 1,67 milhão de toneladas em exportações de farelo de soja em maio, queda ante o total de 1,77 milhão embarcado no mesmo intervalo de 2020, mas um avanço em relação ao 1,57 milhão visto em abril.
Confira a tabela dos embarques de farelo de soja para o mês de abril de 2021
Para o milho, a Anec ainda não projetou nenhum embarque para este mês. Em maio do ano passado, o país exportou 29,7 mil toneladas do cereal e em abril deste ano, 29,9 mil.
Confira a tabela dos embarques de milho para o mês de abril de 2021
(Por Nayara Figueiredo e Ana Mano)