Colheita de soja no Paraná avança para 36%; plantio de milho 2ª safra chega a 43%
A colheita de soja no Paraná alcançou 36% da área plantada em 2020/21, avanço de 13 pontos percentuais em relação à semana anterior, enquanto o plantio de milho segunda safra chegou a 43%, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.
No comparativo semanal, o plantio do cereal cresceu 15 pontos percentuais, em momento em que produtores lidam com atrasos nos trabalhos após chuvas excessivas durante a colheita da soja.
Além disso, a temporada atual teve a soja plantada mais tarde por problemas climáticos que afetaram todo o calendário das duas culturas.
Segundo o Deral, no mesmo período de 2019/20, a colheita da oleaginosa havia sido realizada em 54% das áreas do Paraná e a semeadura do milho safrinha já alcançava 72%.
Também de acordo com os dados do departamento, a colheita do milho verão 2020/21 atingiu 53% das áreas, ante 46% na semana anterior e 45% no mesmo período da safra passada.
Quanto à qualidade dos produtos, o Deral classificou 81% das áreas de soja que estão sendo colhidas como boas, mesmo patamar verificado na semana anterior. As lavouras em situação média melhoraram de 16% para 17% neste intervalo.
No caso do milho segunda safra, 96% das áreas que estão sendo semeadas são consideradas boas, ante 91% na semana passada. As lavouras em condições médias passaram de 8% para 4% na variação semanal.
Já no cereal de verão, que está em fase de colheita, o Deral considerou 72% das áreas como boas, mesmo patamar apurado na semana anterior, assim como as lavouras em situação média, que permaneceram em 21%.