MS: Com quase 10% colhida e ajuste para menor na área, safra da soja deve superar 11,2 milhões/ton

Publicado em 25/02/2021 09:57 e atualizado em 25/02/2021 12:29

Dados catalogados pelo Projeto SIGA-MS - o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio implantado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) em parceria com entidades de produtores rurais – mostram que já foram colhidos 9,7% das lavouras de soja da safra 2020/2021 em Mato Grosso do Sul. Na mesma época do ano passado, o percentual colhido chegava a 21%, o que evidencia um atraso decorrente do plantio tardio da cultura em consequência da escassez de chuvas na época.

Outra revelação importante que traz o Boletim 396 do Projeto Siga é com relação à área ocupada pela lavoura. “Após levantamentos de campo realizados entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021 e a confirmação por meio de sensoriamento remoto, observou-se que a área plantada de soja foi menor do que a inicialmente prevista (3,645 milhões de hectares), ficando em 3,529 milhões hectares.”

Portanto, a área da safra atual representa um aumento de 4,13% quando comparada com a área da safra 2019/2020, que foi 3,389 milhões de hectares, “mantendo assim a tendência de crescimento que vem desde a safra 2013/2014.” Com relação à produtividade, continua estimada em 53 sacas por hectare, o que projeta uma produção de 11,222 milhões de toneladas. Ano passado o Estado colheu 11,328 milhões de toneladas de soja, tendo em vista que a produtividade (que se estimava em 52 sc/ha) revelou-se maior, chegando a 55 sacas por hectares.

“Só será possível saber a produtividade mais para o final da colheita. Superada essa previsão inicial de 53 sacas por hectare, que é bem moderada, ainda podemos ter mais uma safra recorde. De qualquer forma, demonstra a força da agricultura de Mato Grosso do Sul que, apesar dos contratempos pela falta de chuvas no momento do plantio, o que fez atrasar todo o ciclo da lavoura, estamos colhendo uma das maiores safras dos últimos anos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck.

A colheita está mais avançada nos municípios de Alcinópolis e Dourados 25%, Rio Brilhante, Chapadão e Costa Rica 20%. Para essa semana é esperado um salto de no mínimo 10% na área colhida no Estado devido às condições climáticas favoráveis.

Milho

Enquanto a soja é retirada, os produtores não perdem tempo e já semeiam a 2ª safra de milho. No geral, 8,9% das lavouras já estão plantadas, o que representa também um atraso em comparação ao percentual da mesma época do ano passado: 17%. Os municípios com os trabalhos mais adiantados são: Dourados (24%), Alcinópolis (20%), Caarapó (17%), Douradina (16%), Laguna Carapã, Chapadão do Sul e Costa Rica (15%).

Fonte: Semagro-MS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com clima americano no radar, preços futuros da soja trabalham no negativo nesta 5ª feira na CBOT Com clima americano no radar, preços futuros da soja trabalham no negativo nesta 5ª feira na CBOT
Colheita da soja avança para 88% da área total cultivada no RS Colheita da soja avança para 88% da área total cultivada no RS
Clima favorável no EUA, guerra comercial e boa comercialização no BR pesam sobre a soja em Chicago nesta 4ª feira
Soja intensifica baixas em Chicago nesta tarde de 4ª feira, pressionada pelo clima favorável nos EUA
Famato apresenta proposta de padronização do processo de classificação da soja na Câmara Setorial do Mapa
Soja tem novo recuo em Chicago nesta 4ª feira, ainda pressionada pela guerra comercial e safra americana