Paraná começa colheita de soja; Deral aponta 1% da área colhida

Publicado em 09/02/2021 12:18 e atualizado em 09/02/2021 15:43

A colheita de soja no Paraná finalmente teve início, após um atraso no plantio por seca e chuvas excessivas em janeiro, que atrasaram os trabalhos no segundo Estado produtor da oleaginosa no Brasil, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), órgão do governo paranaense.

Segundo o Deral, a colheita de soja no Estado havia atingido 1% da área até segunda-feira (8), versus 4% em 3 de fevereiro do ano passado. O atraso tem gerado preocupação no mercado em momento em que há forte demanda global por soja.

Além disso, o órgão apontou que 76% da safra de soja do Paraná tem boa condição, versus 77% na semana anterior e 91% no começo de fevereiro de 2020 --a umidade excessiva e problemas iniciais da seca deixaram a safra com qualidade pior do que em 2020.

A colheita de milho primeira safra do Paraná atingiu 10% da área, ante 2% na semana anterior e 4% no início de fevereiro de 2020.

Já o plantio de milho segunda safra do Paraná avançou para 3% da área, ante 1% na semana anterior e 4% em 3 de fevereiro de 2020, também atrasado em função da demora para o início da colheita de soja.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Maior interesse de venda pressiona cotações Soja/Cepea: Maior interesse de venda pressiona cotações
Soja cai em Chicago nesta manhã de 2ª feira, pressionada pelas perdas do óleo e dos grãos Soja cai em Chicago nesta manhã de 2ª feira, pressionada pelas perdas do óleo e dos grãos
Prêmios seguem como principal ponto de atenção no mercado da soja no BR, apesar de semana mais contida de negócios
StoneX eleva estimativa de safra brasileira de soja 24/25 para volume recorde de 168,4 mi ton
Soja intensifica altas em Chicago nesta 6ª, com conversas entre EUA-China e queda do dólar
Soja volta a subir em Chicago nesta 6ª feira, após baixas consecutivas durante a semana