Diferença entre números da Conab, USDA e IBGE para safra de soja do BR reforçam irregularidade

Publicado em 11/12/2020 09:54 e atualizado em 11/12/2020 13:44
Chuvas seguem irregulares e ainda ameaçam potencial produtivo em diversas regiões

As últimas projeções de órgãos públicos para a safra 2020/21 de soja do Brasil continuam confirmando e reforçando a irregularidade da temporada. Nesta quinta-feira (10), a Conab trouxe seu número em 134,56 milhões de toneladas, enquanto o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) trouxe 127 milhões. Da mesma forma, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) manteve sua estimativa em 133 milhões. 

Embora o mercado esteja monitorando as adversidades climáticas em algumas regiões produtoras do país, os números da Conab e do USDA estão bem alinhados e parece que ainda são os mais considerados pelos traders. 

"O mercado te dá relevância pela assertividade e pouco olha para os números do IBGE", explica Ênio Fernandes, consultor em agronegócio da Terra Agronegócios. "Antes da Conab, do USDA e do IBGE, as estimativas das consultorias privadas já vêm falando de números entre 129 e 134, 135 milhões de toneladas. E só o tempo vai corrigir isso". 

A margem grande entre os números reflete uma diferença de metodologia dos institutos. Recentemente, a Conab informou que revisou e refez todos as suas formas de coleta informações, voltando a campo para acompanhar o desenvolvimento da safra. 

Ainda assim, os produtores seguem questionandos os números e relatam perdas consideráveis de potencial produtivo. A conclusão de dezembro e o mês de janeiro serão determinantes para definir a produtividade da soja brasileira. 

Somente no estado de Mato Grosso, maior produtor do país, 300 mil hectares tiveram de ser replantados, os quais já deverão apresentar menor potencial dado o cenário climático e mais o tempo da janela para a semeadura da oleaginosa. O Imea (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária) já reduziu em 1% sua estimativa para o rendimento da oleaginosa. 

Leia Mais:

+ Mato Grosso precisou replantar 300 mil hectares de soja, causando prejuízo aos produtores e queda no potencial produtivo

De acordo com informações apuradas pelo Commodity Weather Group (CWG), nas últimas 24 horas, apenas algo entre 30% e 35% da área produtora de soja do Brasil receberam chuvas e os volumes foram limitados, variando entre 6,35 e 25,4 mm. 

"Há um stress de curto prazo para menos de 20% da área de soja do Brasil, porém, as lavouras ainda estão sofrendo para se recuperar no sul de Mato Grosso e norte do Mato Grosso do Sul", analisam os especialistas do CWG. 

Já para os próximos cinco dias, as previsões sinalizam chuvas podendo chegar a algo entre 65% e 75% da área da oleaginosa, com acumulados que poderiam alcançar entre 12,7 e 38,1 mm. No intervalo dos próximos 6 a 10 dias - 16 a 20 de dezembro -, ainda de acordo com as previsões do CWG, as precipitações se mostram ainda mais localizadas, com todo Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e partes do Mato Grosso e da Bahia com chuvas abaixo da média. 

Na sequência, nos próximos 11 a 15 dias - de 21 a 25 de dezembro -, as precipitações deverão ficar dentro do normal. 

"As chuvas dispersas diminuem no norte do Brasil no final de semana e devemos ter uma semana de clima mais seco antes das chuvas. Para o Centro e o Sul do país são esperadas de forma mais bem distribuídas na próxima semana, também auxiliando as áreas de soja", complementa o boletim do instituto internacional de meteorologia. 

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined