Plantio de soja entra na reta final com boas chuvas, diz Agrural

Publicado em 23/11/2020 10:40 e atualizado em 23/11/2020 13:09

A área plantada com soja no Brasil chegou na quinta-feira (19) a 81% do total esperado nesta safra 2020/21, de acordo com levantamento da AgRural. O número representa avanço de 11 pontos percentuais (4 milhões de hectares) sobre os 70% de uma semana antes e supera os 79% do mesmo período do ano passado.

A semana passada começou com pancadas esparsas de chuva, mas os volumes melhoraram gradativamente em diversos pontos do país, com destaque para Paraná e Mato Grosso, onde a umidade do solo já estava no limite em várias lavouras de soja. 

Já no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, onde as precipitações não foram suficientes para normalizar a umidade, a semeadura segue atrasada e os produtores, apreensivos e na expectativa pela confirmação das chuvas previstas para esta semana. 

Apesar do atraso no plantio registrado em outubro e dos problemas de germinação e replantio, ainda é cedo para falar em redução de produtividade no país. Por ora, a AgRural segue com produção estimada em 132,2 milhões de toneladas, baseada em área de 38,3 milhões de hectares (+3,6% anuais).

Milho verão está 91% plantado; chuva segue manchada no Sul

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2020/21, o “milho verão”, chegou na quinta-feira (19) a 91% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 82% um ano atrás. Com os trabalhos encerrados nos três estados do Sul já há algumas semanas, a semeadura segue concentrada em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, onde as chuvas têm favorecido o plantio e beneficiado as lavouras em fase vegetativa. No Sul, porém, os produtores seguem preocupados com a irregularidade das chuvas e com perdas já consolidadas de produtividade. 

Tags:

Fonte: Agrural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
undefined