Aprosoja Brasil se posiciona sobre mudanças necessárias na Recuperação Judicial

Publicado em 21/08/2020 12:49

O agronegócio brasileiro continua discutindo a questão polêmica das recuperações judiciais no setor e em um vídeo o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, trouxe a posição da associação sobre a pauta e como está o andamento do PL 6229/05, que prevê alterações na legislação. 

"Chegamos a um consenso de que é preciso retirar essas brechas na lei para que esses que se dizem produtores e que estão usando (a RJ) para outros fins, isso tem que ser e vai ser - por meio das emendas que estão sendo apresentadas - excluído. Não podemos atingir nosso crédito com essas minorias que estão fazendo uma 'farra' com essa recuperação judicial. Precisamos de regulamentação", diz Pereira. 

O valor proposto pela Aprosoja Brasil é de R$ 10 milhões para a recuperação, de forma que não favoreça os produtores muito grandes, mas que alcance um produtor de 1200 a 1500 hectares, que é a média do produtor brasileiro. 

No vídeo a seguir, veja a declaração completa do presidente:

 

Agência Câmara: Relator apresenta parecer sobre alterações em regras de recuperação judicial de empresas

O relator da proposta que altera regras de recuperação judicial de empresas (PL 6229/05), deputado Hugo Leal (PSD-RJ), apresentou nesta terça-feira (18) seu parecer no Plenário da Câmara. A votação do texto ocorrerá em outra data.

O projeto reformula a Lei de Falências e incorpora a possibilidade de financiamento na fase de recuperação judicial, a apresentação de plano de recuperação por credores, a reclassificação dos créditos e o parcelamento de dívidas tributárias federais.

De acordo com o parecer preliminar de Leal, o devedor em recuperação judicial poderá fazer contratos de financiamento, inclusive com seus bens pessoais em garantia, para tentar salvar a empresa da falência.

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas + Ag. Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Depois de subir 4% na semana, soja recua em Chicago acompanhando queda do petróleo
Soja: Com pressão do petróleo e reflexos no óleo, mercado em Chicago fecha com mais de 1% de queda
Plantio da soja no Paraguai atrasa na região norte por falta de chuvas, mas avança no sul
Soja ainda sobe em Chicago nesta 5ª, mas caminhando de lado frente a cenário conhecido
Soja: mais uma sessão de alta em Chicago com influência do financeiro de olho nos EUA e China e clima atrasando plantio no Brasil
Soja inverte o sinal, se fortalece e fecha pregão desta 4ª feira em alta na Bolsa de Chicago